Veja como montar uma fábrica de bonés…
Hoje em dia é muito comum ver pessoas utilizando boné, um acessório de vestuário que para muitos é indispensável. Ele ajuda muito a proteger o rosto contra o sol e com certeza pode ser encontrado em uma loja perto de sua casa.
Segundo especialistas historiadores, o boné remonta do antigo Egito, sendo uma peça de proteção para a cabeça fundamental para o povo daquela época. Desde então, os bonés começaram a ser utilizados por outros povos e culturas, mas até então não existia uma palavra definida.
Origem dos bonés
A definição de boné veio a ser conhecida há 2.550 anos, sendo um nome de origem francesa que se referia às pessoas (tecelões) que produziam casquetes – produtos para cobrir a cabeça feito com a utilização de malha. As pessoas que produziam casquetes eram conhecidas como Boné.
O boné utilizado por todos hoje em dia evoluiu constantemente ao longo desses anos, e passou a assumir as características que tem hoje desde as primeiras mudanças no século XIX. A partir deste período, esse acessório tão famoso passou a ser largamente utilizado por esportistas norte-americanos, e assim passou a ser adotado pela população de classe média nos Estados Unidos.
Como montar uma fábrica de bonés?
Para quem produz e vende esse assessório, o público alvo é enorme, podendo atingir crianças, adolescente e adultos de todas as idades. Esse é um tipo de produto que não perece ao ser estocado e tem uma ótima perspectiva de venda a curto, médio e longo prazo.
Para as pessoas interessadas em confeccionar e manter uma produção de bonés, saiba que esse é um ótimo produto para se começar um próprio negócio, devido ao grau de investimento e a grande demanda de pessoas que irão querer comprar o seu boné.
Passo a passo para se montar uma fábrica de bonés
O primeiro passo é começar por um bom plano de negócios, buscando frisar os tipos de bonés a serem produzidos e se eles irão representar alguma marca ou empresa. Eles podem ter estampas ou não, e fazendo isso, você irá levantar o máximo possível de possibilidades de negócios a curto prazo. Essa perspectiva é muito importante para você se focar em um público alvo, levando em conta que a concorrência com os grandes fabricantes de bonés será grande.
O segundo passo é saber o quanto terá que investir para começar a produzir os primeiros bonés. Para quem está iniciando e enxerga na fabricação de bonés uma oportunidade de empreender, os investimentos podem ser modestos, visando pequenas produções, buscando atender clientes através de encomendas.
Em termos de máquinas, a fábrica de bonés irá necessitar de equipamentos semelhantes aos utilizados em confecções tradicionais. Deverá existir uma pequena área para a linha de produção do começo ao fim.
Planejamento
É importante frisar que a técnica e a qualidade que deverão ser empregadas para a produção de bonés acaba dando uma falsa impressão de que isso é extremamente fácil, podendo ser iniciado do dia para noite.
Engano de quem pensa assim, pois a fábrica de boné deverá ser planejada com muita calma assim como qualquer outro negócio, e todas as técnicas envolvidas em sua fabricação merecem ser desenvolvidas e estudadas antes de qualquer investimento a respeito. Se possível, passe por uma consultoria com uma pessoa que saiba fabricar bonés e entenda todos os pormenores deste tipo de negócio. O Sebrae irá apoiar esta ideia.
Fornecedores
O terceiro passo é o fabricante de boné saber onde comprar a matéria-prima necessária para manter sua produção. É necessário saber onde estão os fornecedores de insumos, os tipos de materiais necessários e quanto custa a produção de cada boné.
O quarto e último passo está relacionado diretamente com o plano de negócios no começo do planejamento da fábrica de bonés, visando um plano de marketing que consiga atingir os clientes em potencial. Faça propaganda do seu produto nas redes sociais mostrando os bonés exclusivos e personalizados produzidos por você.
Procure fazer contato com os donos de lojas de sua região e busque expor o seu produto nessas lojas. Faça isso e mantenha sempre uma qualidade superior a dos seus concorrentes, sendo essa uma das principais estratégias de vendas de seus bonés.