A Importância de um Bom Host na Otimização do Seu Site

Saiba como um host de confiança faz toda a diferença no desempenho do seu site…

 

Hoje em dia, todo negócio precisa ter um site para exibir os seus produtos e serviços e captar mais clientes. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas criam blogs e sites, seja como hobby ou para ter uma renda extra.

No entanto, não é todo mundo que entende a importância de ter uma boa hospedagem de site, e é isso que vamos explicar agora neste artigo. Confira…

A Importância de um Bom Host na Otimização do Seu Site

A Importância de um Bom Host na Otimização do Seu Site

Em primeiro lugar, vamos esclarecer as coisas. Para você ter um site, você precisa de dois itens básicos: um nome de domínio e um host.

O nome de domínio é o endereço que as pessoas vão digitar para encontrar o seu site (Ex.: www.meusite.com.br). Você pode adquirir um nome próprio, ou pode utilizar o domínio que a hospedagem oferece.

“Host” é o serviço de hospedagem que vai armazenar os arquivos do seu site, como texto, imagens etc. É nele que você vai “construir” o seu site, basicamente.


Por que é preciso ter uma boa hospedagem?

Quando as pessoas digitarem o endereço do seu site (nome de domínio), elas vão ver os arquivos que estão armazenados na sua hospedagem (host).

RECOMENDADO:  Cachorro corre pela primeira vez após ganhar prótese 3D

Para que esse processo funcione corretamente, você precisa ter um host de confiança, de qualidade. Do contrário, o seu site poderá apresentar erros, lentidão ou até mesmo ficar indisponível para quem estiver tentando acessá-lo.

Além disso, existe outro fator essencial que deve ser levado em consideração, na hora de escolher um host para o seu site: a velocidade de carregamento do site.


A importância de ter um site rápido

Não adianta nada você criar um site bonito, mas que demora uma eternidade para carregar. Quem estiver visitando o seu site não vai ter paciência pra esperar, se demorar demais.

Por isso, é indispensável que você escolha uma hospedagem de site que seja veloz, ou seja, que deixe o seu site otimizado para carregar rapidamente tanto em computadores quanto em celulares.

Além disso, vale lembrar que a velocidade de carregamento do site é um dos fatores que o Google leva em consideração. Por isso, se você deseja que o seu site ranqueie bem no Google, comece escolhendo um bom host.

melhor hospedagem de sites

Devo me preocupar com o Google?

Sim, você deve! Sem dúvida alguma, o Google pode ser de extrema importância para o sucesso do seu site ou blog. Por isso, você precisa prestar atenção nele sim.

 

Isso porque, tenha você criado um site profissional para o seu negócio ou um blog como hobby, de qualquer forma você vai querer que muitas pessoas acessem o seu conteúdo, não é verdade?

RECOMENDADO:  Seja Digital - Kit Conversor Gratuito: Como Solicitar?

E é exatamente aí que o Google entra, pois todo mundo pesquisa algo nele todos os dias. Se o seu site estiver bem ranqueado, você pode receber milhares de visitas.


Como escolher um bom host?

Existem diversos serviços de hospedagem disponíveis, gratuitos e pagos. Na hora de escolher um host para o seu site, veja se ele oferece os seguintes benefícios:

  • Segurança no armazenamento dos arquivos;
  • Velocidade no carregamento do site;
  • Estabilidade para manter o site no ar sempre;
  • Facilidade na configuração;
  • Suporte disponível para te ajudar.

Além disso, você pode procurar recomendações de clientes na internet, perguntar a amigos que já tenham criado um site etc.


Dicas básicas para não sobrecarregar a sua hospedagem

É importante que você evite alguns erros básicos, para não sobrecarregar o seu host com arquivos pesados demais. Do contrário, você pode comprometer a velocidade do site, mesmo que a hospedagem seja rápida.

Por exemplo, se quiser colocar vídeos no seu site, evite carregá-los diretamente no seu host. Sempre utilize serviços de hospedagem de vídeo, como o YouTube, por exemplo. E então adicione apenas o link para o vídeo no seu site.

No caso de arquivos de áudio, você pode hospedá-los no Soundcloud, por exemplo, e adicionar o link no seu site. Já para as imagens, sempre dê preferência aos formatos .WEBP e .JPEG, pois esses são mais leves que os outros.

dicas de hospedagem de sites

Conclusão

Em resumo, se você está pensando em criar um site, seja para a sua empresa ou o seu negócio, ou então apenas um blog pessoal, certifique-se de escolher um bom host.

RECOMENDADO:  Como Economizar na Compra de um Novo Notebook

Isso porque, como vimos no artigo, um host de qualidade faz toda a diferença nos quesitos segurança e velocidade de carregamento do site, o que pode te beneficiar no ranking do Google.

E também, como acabamos de ver, um site bem posicionado no Google pode trazer milhares de visitas, o que certamente te ajudará a conseguir mais clientes para o seu negócio.

Por fim, mesmo que você queira ter um site ou blog apenas como hobby ou para ganhar uma renda extra, a escolha de um bom host pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto pessoal.

 
Viu Só?
Viu Só?

A equipe do Viu Só? é formada por escritores experientes e especialistas em diversas áreas, dedicados a fornecer conteúdo de qualidade para nossos leitores em uma ampla gama de tópicos. De cursos online a dicas de saúde, tecnologia e entretenimento, estamos comprometidos em oferecer informações úteis e interessantes para ajudar você a explorar e entender o mundo ao seu redor. Além disso, também oferecemos uma variedade de ferramentas online, para facilitar a sua vida digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *