Bitcoins: Ainda Vale a Pena Investir ou é Melhor Focar em Outras Criptomoedas?

Saiba se ainda vale a pena investir em Bitcoins…

A virada do século trouxe inovações que, se antes insuspeitadas, podem hoje quase parecerem óbvias.

Uma das mais notáveis foi o advento das moedas criptografadas, uma unidade monetária virtual baseada no princípio de DAO, sigla em inglês para Organização Autônoma Descentralizada, e foi popularizada pela Bitcoin, a primeira e mais proeminente delas, mas não a única, tendo se desdobrado em várias outras similares.

 

Bitcoins: Ainda vale a pena investir ou é melhor focar em outras criptomoedas?

 

Bitcoins – História

Em 2009 surgiu a Bitcoin, que a partir de 2013 viu um expressivo crescimento em sua valorização no mercado e passou a fazer parte incontestável no panorama financeiro mundial.

Hoje, apesar de a China ter se retirado, após breve experiência, de todos os negócios envolvendo a moeda, é praticamente impensável que se retroceda quanto à essa nova cultura e tecnologia.

Isso pois o alcance atingido por transações dessa natureza se expandiu em níveis muito altos, com tendência a se integrar cada vez mais, passando inclusive a entrar nas operações das redes bancárias.

Bitcoins x Moedas Comuns

Essa é a diferença básica no funcionamento das bitcoins e moedas do gênero; enquanto o papel moeda é definido por um governo central com autoridade para interferir nos assuntos financeiros, as criptomoedas são mantidas pelo próprio mercado que as manipulam por meio de um controle chamado BlockChain, uma espécie de livro-registro que mantém dados inalterados de todas as transações realizadas, sendo atualizadas de forma constante impedindo alterações no software.

   
 

A Bitcoin é a principal moeda criptografada atualmente; sendo a mais capitalizada, com investimentos que chegam a 19 bilhões de dólares, e a mais valorizada, uma bitcoin equivalendo hoje à cerca de 7 mil dólares, ou 29 mil reais.

Ela foi criada para possuir um código de fonte aberta que trouxe à existência diversas outras moedas digitais.

 

Bitcoins: Ainda vale a pena investir ou é melhor focar em outras criptomoedas?

 

Outras moedas digitais (criptomoedas)

Longe de querer se opor como concorrência, algumas das principais moedas paralelas à Bitcoin pretendem ser antes elementos à complementar essa idéia, que cresce e possui planos para décadas no futuro em termos de volume de moedas a ser criado e controle de inflação.

As moedas similares de maior destaque como, Litecoin, Dash, Monero e outras, possuem pequenas variações particulares mas seguem o alinhamento geral das bitcoins.

Mineração de criptomoedas

Uma das vantagens oferecidas por elas é o processo denominado Mineração, que trata-se de cruzar os dados em curso para se validar uma transação, função que deve ser efetuada pelas máquinas que utilizam o sistema Block Chain.

Essa operação angaria algumas moedas de “lucro” para seu realizador, porém no caso das bitcoins o volume de informações hoje só vale a pena ser feito por dispendiosas máquinas adequadas para esse fim.

Trata-se em todos os casos de um negócio de alto risco, uma vez que as flutuações no valor cotado desse tipo de moeda costuma ser constante e abrupto, mas podem ser uma ótima opção para os que estiverem atentos e um facilitador em negociações de todo o tipo.

 




Deixe um Comentário