Arquivos Deslizantes: Quais os Benefícios para a Empresa?

Saiba quais os benefícios dos arquivos deslizantes para a sua empresa…

Por conta do grande custo do metro quadrado que é comercializado para aluguel ou venda atualmente no Brasil, muitas empresas têm procurado por soluções para a diminuição e otimização do espaço utilizado, principalmente através da organização e métodos de armazenamento.

Devido a essa necessidade, foram inventados os arquivos deslizantes, um método moderno e mais eficaz em otimização de espaço para os arquivos de empresas, trazendo maior organização, dispensando a locação de outro lugar para armazenamento das fichas e oferecendo maior agilidade.

Arquivos deslizantes – Quais os benefícios?

Arquivos Deslizantes: Quais os Benefícios para a Empresa?

Arquivos Deslizantes: Quais os Benefícios para a Empresa?

Eficiência comparada aos arquivos convencionais

Os arquivos convencionais geralmente possuem quatro gavetas ou prateleiras fixas que abrangem pouco espaço de armazenamento e péssima utilização de local, pois além de ocuparem um determinado espaço, necessitam do dobro do tamanho para que seja possível abrir as gavetas.

Por sua vez, os arquivos deslizantes aumentam a quantidade de arquivamento por metro, sendo um aumento de 50% a 70%. Além disso, possuem diferenciados tamanhos, podendo até mesmo serem feitos sob medida. É recomendado para todas as empresas, sendo de pequeno, médio e grande porte, reduzindo custos e aumentando espaços.

   
 

Geralmente são utilizados para a estocagem de fichas, pastas, envelopes, livros, caixas de arquivos e almoxarifado. Sendo de grande importância devido a quantidade semanal de documentos que uma empresa acaba produzindo e arquivando.

Melhor método de armazenamento

É conhecido como um dos melhores métodos de armazenamento de arquivos que existem atualmente, pois possui um sistema constituído de várias estantes modulares de aço que deslizam sobre trilhos devidamente instalados em plataformas de madeira ou diretamente no piso, necessitando de apenas um pequeno corredor.

Sua movimentação pode ser eletrônica ou mecânica, possui acabamento e seus trilhos são completamente ergonômicos. Por mais que o valor possa parecer alto, se comparado ao preço do metro quadrado, o custo benefício é evidente.

Sua instalação requer um grupo profissional especializado para realizar a montagem dos trilhos e dos arquivos, mas isso é um preço pequeno para adquirir suas diversas vantagens, tais como:

  • Não necessitam de manutenção frequente;
  • Otimização da locação;
  • Arquivos mais organizados – podem ser classificados em ordem alfabética;
  • Custo benefício;
  • Facilidade da utilização e busca por arquivos e fichas;
  • Maior segurança;
  • Ótima conservação;
  • Módulos adaptáveis às necessidades de cada empresa e espaço;
  • Deslocamento leve e suave através dos trilhos;
  • Possui funcionalidade e é ergonômico;
  • Possui uma boa estética;
  • Garantia de longo prazo.

Apesar de parecer novidade aqui no Brasil, esse tipo de armazenamento é utilizado no exterior há ao menos quatro décadas. E atualmente já possui um visual mais sofisticado, alguns permitem acionamento eletrônico associado a um sistema de controle de acesso biométrico e outros até mesmo são controlados por softwares que coordenam a localização dos arquivos.

Por tanto, possuir arquivos deslizantes como método moderno de armazenamento acaba sendo viável para qualquer empresa que tenha interesse em otimizar o espaço, facilitar e agilizar a utilização dos arquivos.