Aluguel de Projetor e Telão: Como Escolher o Melhor?

Veja dicas para conseguir o melhor custo x benefício no aluguel de projetor e telão para o seu evento…

É cada vez mais comum que festas e eventos contém com apresentações multimídia, como exposições de fotos ou reprodução de vídeos. Por isso, surgiram novos serviços de locação de equipamentos, como o aluguel de projetor.

Apesar de representar uma solução eficiente e versátil, é importante saber escolher o melhor equipamento para garantir a qualidade da imagem projetada, e é isso que vamos ver melhor nesse artigo.

 

Aluguel de Projetor e Telão: Como Escolher o Melhor?

 

Aluguel de projetor e telão: Como escolher o melhor?

Existem diversos equipamentos projetores diferentes disponíveis no mercado, e a escolha do melhor modelo para o seu evento pode variar conforme vários fatores, como tamanho do ambiente, a luminosidade do local e até mesmo o tipo de conteúdo que será projetado.

Tais variáveis irão relacionar características como potência de iluminação, taxa de contraste e resolução de imagem de forma a otimizar o custo-benefício no aluguel do aparelho.

Estude o ambiente de projeção

A imagem de um projetor depende da quantidade de luminosidade à sua volta. Ambientes mais claros, com muitas fontes de luz ou ao ar livre, demandam aparelhos com maior potência de iluminação, que podem chegar a até 20.000 lumens, unidade de medida para luminosidade.

Já em locais com luminosidade controlada podem ser aplicados projetores com menor potência, de 3.000 a 15.000 lumens, dependendo de outras características da área de projeção.

Verifique as dimensões do espaço de projeção

Também é fundamental levar em conta o tamanho do local onde o projetor será utilizado. Espaços maiores e com maior capacidade de pessoas, como em apresentação de filmes, demandarão uma tela de projeção maior, em torno de 200 polegadas, traduzindo-se em maior potência de iluminação, por volta de 10.000 lumens.

   
 

Enquanto isso, eventos de pequeno ou médio porte muitas vezes podem ter potências instaladas menores que essa.

 

Aluguel de Projetor e Telão: Como Escolher o Melhor?

Especifique o material que será projetado

Além da luminosidade, é importante se atentar a aspectos de contraste e resolução do aparelho projetor. Materiais que demandam grande qualidade de imagem, como exposição de fotos, devem ser apresentadas por projetores com maior resolução, acima de 1600×1200 pixels, e maior contraste, em taxas maiores que 500:1 (na qual o branco é 500 vezes mais claro que o preto).

Já em conteúdos mais simples, como apresentação de textos, a resoluções e taxas de contraste podem ser mais baixas, sem que isso altere muito o resultado final.

Outras considerações para locação de projetores

O aluguel de projetor correto por si não garante um resultado ótimo ao seu evento. É importante assegurar também boas condições ao aparelho e ao ambiente de uso, como utilizar tripés para estabilização da imagem, projetar em tela adequada e de qualidade, respeitar a distância de projeção especificada pela fabricante e contar com um bom sistema de áudio, quando necessário.

Por fim, é possível encontrar empresas que além da locação também realizam o estudo do seu ambiente para garantir a melhor qualidade de imagem com o projetor ideal para cada situação.

 




Deixe um Comentário