Aluguel de Máquinas Pesadas: Vantagens e Desvantagens

Veja e compare as vantagens e desvantagens do aluguel de máquinas pesadas…

A indústria da construção civil emprega em seus processos diversos equipamentos caros e de manutenção constante. Por isso, o aluguel de máquinas é muito comum nesse setor, oferecendo, principalmente a pequenas e médias empresas, a infraestrutura necessária sob demanda.

Mas quais seriam realmente as vantagens e desvantagens de contratar esse serviço? Continue lendo e descubra!

 

Aluguel de máquinas pesadas: Vantagens e desvantagens

 Vantagens do aluguel de máquinas pesadas

Optar pela locação de máquinas pode trazer muitos benefícios à sua empresa e empreitadas, sendo principalmente:

  • Custos mais baixos a curto e médio prazo: comprar todo o maquinário necessário em uma construção é muito caro, ultrapassando facilmente os milhões de reais, além de demandar mais custos com manutenções, e isso é inviável para o caixa da maioria das empresas. Enquanto isso, o aluguel de máquinas representa um custo imediato menor para o caixa da companhia, tornando possível aceitar empreendimentos maiores sem comprometer sua saúde financeira.
  • Menos preocupações: com o aluguel de equipamentos, o locador não precisa se preocupar com a manutenção do equipamento ou com a capacitação de profissionais para operá-los. Isso fica a cargo da empresa locatária, que disponibiliza toda a estrutura necessária para a pronta operação dos serviços contratados.
  • Maior agilidade de operação: comprar equipamentos pode ser uma tarefa muito burocrática para uma empresa, ao passo que um contrato de locação geralmente é realizado mais facilmente. Além disso, ao optar pelo aluguel, você transfere a responsabilidade pela logística de transporte das máquinas para o locatário, que garantirá que elas estarão lá no dia e horário acordados.

Desvantagens do aluguel de máquinas

Mesmo com muitos benefícios, a locação de maquinário traz alguns pontos negativos, estando os mais comuns listados abaixo:

   
 
  • Limitações de manuseio e operação: no aluguel de máquinas, você deverá seguir as regras e condições impostas pela empresa locatária, que podem envolver limites diários e condições mínimas para operação, limitações de funcionalidades etc., enquanto com um equipamento próprio você é livre para operá-lo como achar melhor.
  • Maior dependência de terceiros: durante um contrato de locação, uma parte considerável da execução do projeto está atrelado à qualidade e ao compromisso de terceiros, que você tem pouco ou nenhum controle. Uma empresa de locação sem profissionalismo pode causar atrasos no prazo de projeto, oferecer mão-de-obra mal qualificada e comprometer a qualidade final do serviço. Diante disso, é fundamental escolher locatárias compromissadas e com boa reputação em trabalhos anteriores.
  • Os custos podem não compensar ao longo prazo: apesar de ser quase sempre mais econômico até o médio prazo, o aluguel constante de máquinas poderá sair mais caro após um período de tempo maior. Desse modo, é importante estudar as máquinas mais empregadas pela empresa, calcular detalhadamente os custos de compra, manutenção, depreciação, operação e outros pontos e comparar com aquele empregado no aluguel. Assim você terá um panorama limpo para decidir em que cenários é benéfico adquirir um equipamento ou mantê-lo no regime de locação.