Veja como abrir uma empresa de produção de eventos…
Uma empresa de eventos trata dos processos de planejamento e execução de festivais, cerimônias, competições, festas, convenções, entre outros. O que vai exigir experiência e planejamento para obter bons resultados.
Quer abrir uma empresa de eventos e não sabe por onde começar? Acompanhe as sugestões e comece da maneira correta.
Como montar uma empresa de eventos?
Planejamento
O passo inicial para montar uma empresa de eventos é elaborar um planejamento em que os empreendedores vão colocar no papel tudo que será relacionado ao negócio. Será preciso considerar todas as particularidades do negócio, seus aspectos, oportunidades e tudo o que mais for necessário para dar bom segmento ao empreendimento.
Comece traçando os objetivos do negócio, sua missão, visão e valores. Faça também uma lista dos recursos disponíveis e um plano de ação que será realizado desde a prospecção de clientes até o feedback pós-evento realizado. O feedback serve para saber onde a empresa está acertando e o que precisa ser melhorado.
É interessante adotar um modelo de negócio como o Model Canvas e o 5W2H. Ambos permitem elaborar um escopo de como será o negócio, como os clientes serão atendidos, o modus operandi da empresa e demais pontos importantes para o seu sucesso. Defina por exemplo:
- quais serviços podem ser desenvolvidos;
- como será o atendimento;
- como vai atrair o público;
- como será sua estratégia de divulgação;
- qual será o local da empresa;
- quanto será cobrado;
- quais os profissionais envolvidos.
- qual o posicionamento frente ao mercado.
Recursos disponíveis
Os recursos necessários para montar a empresa de eventos são fundamentais para sua expectativa de vida e qualidade nos serviços prestados. Por isso é importante listar tudo o que será preciso investir, sempre buscando ser realista.
Considere o investimento inicial e faça projeções de quando será possível reaver esse montante. Atente-se a pontos como o capital de giro, dinheiro nem caixa que fará a empresa funcionar, e o fluxo de caixa, o dinheiro que entra e sai.
Precificação
A fórmula para chegar ao preço dos serviços deve levar em conta o lucro unitário para cada serviço, suas despesas e investimentos (diretos e indiretos para cada evento). Também é válido comparar com os preços da concorrência, com cuidado para não ficar muito acima ou muito abaixo dos valores praticados no mercado.
Muito abaixo pode ser prejudicial, pois mina as operações e passa a ideia de falta de profissionalismo. Muito acima vai espantar os clientes, principalmente se for uma empresa nova.
Prospecção de clientes
O negócio precisa contar com os requisitos mínimos para facilitar a decisão dos clientes. Para traçar uma estratégia de marketing eficiente será fundamental pesquisar o mercado, o perfil do seu público-alvo, seus hábitos e demais informações que ajudarão a criar uma proposta interessante para ele.
A partir das informações obtidas, os gestores vão conseguir tomar medidas mais assertivas, pautadas em dados e não apenas na intuição.
Diferencial da sua Empresa de Eventos
A pesquisa de mercado vai permitir insights para encontrar o diferencial em relação a concorrência. Quais os principais eventos realizados na região? Qual a demanda? O que pode ser melhorado na produção desses eventos? Você tem uma ideia inovadora? Como ela pode ser inserida no mercado?
Todas essas perguntas, quando respondidas, vão direcionar os gestores na estratégia. Nem sempre você vai acertar de começo na sua empresa de eventos, mas poderá aprender com os erros e crescer. No mais, boa sorte.