Veja quais as vantagens e desvantagens do SMS Marketing…
Chega ano e passa ano, as tecnologias avançam, os equipamentos evoluem e o SMS continua o mesmo. Acrônimo para Short Message Service (Serviço de Mensagem Curta), hoje o recurso para o envio de mensagens de texto vem sendo mais usado por empresas no contato com clientes.
Esse tipo de uso acabou dando origem a um novo termo, o “SMS Marketing”, estratégia de relação com o consumidor que se utiliza justamente da tecnologia dos celulares.
Assim como há vantagens no uso do SMS Marketing, também existem desvantagens que devem ser pensadas antes da empresa decidir se irá adotar ou não esse tipo de estratégia.
SMS Marketing: Vantagens e Desvantagens
Vantagens do SMS Marketing
1. Taxa de leitura
De acordo com um estudo feito pela Business2Community, a porcentagem de pessoas que leem mensagens enviadas via SMS é de 98% e a maioria faz a leitura em menos de três minutos após a entrega da mensagem.
2. Rápido feedback
Ainda segundo o estudo citado acima, cerca de 31% dos consumidores respondem a um SMS quando solicitados. O tempo médio de resposta a uma empresa que envia um SMS ao cliente é de menos de seis minutos.
3. Maior alcance de público
E aí a gente se refere principalmente às pessoas mais idosas, que não estão muito acostumadas a usar serviços modernos de envio de mensagens, como o What’s App, por exemplo. Se o SMS for para oferecer algum serviço, o público alcançado será bem maior.
4. É verde
Como todas as estratégias de marketing digital, o uso de SMS é considerado uma estratégia verde, pois não prejudica o meio ambiente. Assim fica muito mais prático, por exemplo, enviar o código de barras de uma fatura para o cliente pelo SMS do que por correio, evitando o desgaste de papel.
Desvantagens do Marketing por SMS
1. Limitações gráficas
Um analista de marketing sabe muito bem da importância dos recursos gráficos na construção de um plano de comunicação. Fotografias e infográficos são excelentes para quebrar a monotonia textual e tornar o conteúdo mais impactante para o cliente. No entanto, no SMS, só é possível enviar textos.
2. Espaço curto para escrever
Se você precisa enviar um informativo elaborado ao seu cliente, fique longe do SMS. O espaço permitido em caracteres para o envio de uma mensagem é muito curto, limitando o conteúdo a breves informações e comunicados.
3. Dependência das operadoras
Como o SMS depende da operadora de telefonia móvel para ser enviado, muitas vezes não chega ao destinatário por motivos técnicos, seja por falha de sinal ou indisponibilidade do serviço em determinadas áreas geográficas.
4. Taxa de serviço
Por ser um serviço prestado somente pelas operadoras de telefonia móvel, às vezes elas se reservam no direito de cobrar por isso. Até para responder a uma simples enquete o cliente pode ter que arcar com custos extras.
E aí, conseguiu se decidir se o SMS Marketing é o ideal para o seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!