Veja como abrir uma empresa de transporte executivo…
Para os empreendedores de plantão, a abertura de uma empresa de transporte executivo é um bom negócio.
Possuindo área de atuação tanto nos grandes centros – onde o deslocamento em grupo é vantajoso, quanto em áreas afastadas – onde empresas podem fretar veículos para transporte de funcionários, além de excursões e afins, o ramo de transportes em modalidade executiva é de baixo custo de contratação. Vejamos alguns pontos para levar em consideração…
Como montar uma empresa de transporte executivo?
1. Pesquisa de mercado
Antes de qualquer coisa, é importante pensar no planejamento. Apesar de ser um serviço que tem bastante área de atuação, você deve avaliar os pontos fracos e fortes do negócio, bem como prestar atenção no que de externo pode influenciar seu empreendimento, seja positiva seja negativamente.
Dentro os pontos fracos de abrir uma empresa de transporte executivo, podemos citar a falta de mão de obra especializada para serviços de turismo, por exemplo. É claro que as oportunidades são muitas, já que o setor de deslocamento é altamente aquecido, por isso, você deve analisar minuciosamente todo o cenário, usando o local e o público-alvo como pontos de partida.
2. Escolha da localização
Quais lugares viáveis para você tem necessidade de um serviço de transporte executivo? Procure por essas áreas, onde a circulação de turistas é intenso ou onde as atividades voltadas para visitação e recepção de pessoas sejam muito presentes.
3. Desenvolvimento do diferencial competitivo
Uma vez que você identifica os lugares, pode lidar com a necessidade de quem frequenta ou precisa ser transportado até lá: são religiosos, crianças, terceira idade ou um grupo específico de trabalhadores? Especialize seu negócio, escolhendo um nicho para atuar. Empresas que atendem nichos conseguem direcionar melhor seus serviços, sendo reconhecidas.
4. Estrutura para o serviço de transporte executivo
Pensados os assuntos gerenciais, a parte mais operacional e logística deve ser considerada. Você vai precisar, primeiramente, pensar num meio de atendimento. Atualmente, é comum que os serviços dessa linhagem atuem com atendimento virtual e também telefônico, além de possuírem divulgação local.
Outro ponto importantíssimo é o espaço para guardar os veículos, ou seja, a garagem. De acordo com a frota que você pretende colocar em circulação, o tamanho e o cuidado com manutenção devem ser proporcionais. Além disso, pense também sobre um depósito para abrigar peças e, se esse serviço estiver na sua estratégia, um ambiente para lidar com pacotes.
5. Formação da equipe
Você precisará de motoristas especializados, devidamente habilitados e, de preferência, experientes na área. Além disso, é preciso ter pessoal alocado na recepção e atendimento ao público, seja físico ou virtual, além de gente para cuidar da parte administrativa e almoxarife.
Lembre-se que lidar com veículos rende muitos documentos, e todos eles devem estar em ordem para que nada saia do controle e nenhuma certificação e/ou informação de segurança passe desapercebida.
6. Investimento para montar uma empresa de transporte executivo
Além de pensar sobre a garagem e sobre os veículos e sua manutenção, é importante também que você considere investir na tecnologia e no conforto de seus clientes, equipando seus carros e também proporcionando um bom fluxo de marketing para que o nome de sua marca seja visto.
Planeje, pesquise e analise todos esses tópicos e seja um empresário do ramo de transporte executivo!