Nós ouvimos falar sobre alimentos com fibras há bastante tempo, além dos seus benefícios principalmente para quem deseja emagrecer. Mas você entende realmente o que são as fibras e como elas podem auxiliar no bom funcionamento do organismo?
Confira neste artigo o que são fibras alimentares e alguns exemplos de alimentos ricos em fibra…
O que são Fibras Alimentares?
As fibras são a parte dos alimentos de origem vegetal que resistem à digestão, por isso, regulam o intestino e dão maior saciedade. As fibras alimentares são divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis.
A fibra solúvel, ao ser digerida, se transforma em gel e dá maior saciedade. É encontrada em frutas, leguminosas e sementes, por exemplo. Este tipo de fibra também é ótima para reduzir o colesterol.
Já as fibras insolúveis são mais firmes e retêm água, sendo ideal para quem sofre com prisão de ventre. É encontrada em farelo de trigo, algumas frutas e verduras. Mas cuidado! O consumo de fibras deve ser acompanhado do consumo de água, para que elas possam atuar no organismo.
Além disso, nutricionistas recomendam o consumo entre 25 e 35 gramas de fibras por dia, para que o excesso não prejudique a absorção de outros nutrientes, como cálcio e ferro. Coloque pequenas porções no café da manhã e almoço, adaptando-se aos poucos.
Alimentos Ricos em Fibras
Conheça agora 7 alimentos ricos em fibras e fáceis de serem consumidos:
1 – Milho de Pipoca
Quem diria que a pipoca é rica em fibras? A pipoca demora a ser digerida, dando satisfação por muito mais tempo. Com 25 gramas de pipoca você obtém, em média, 3 gramas de fibras. Observe, claro, que é a pipoca in natura e com pouco sal. As pipocas de micro-ondas são vilões de dietas e até da saúde, devido ao alto nível de sal e conservantes. Faça a pipoca do modo tradicional!
2 – Goiaba Branca
A goiaba branca é rica em vitaminas A, B, C, E e K, sendo também uma das mais ricas em fibra alimentar. Uma unidade de goiaba pode conter até 6 gramas de fibras. Esta fruta também, na questão de saúde, auxilia na limpeza do cólon, é um ótimo antioxidante e tem o triplo de vitamina C do que seu corpo precisa diariamente.
3 – Maçã
A maçã é uma fruta firme e que pode ser carregada na bolsa, ótima para comer no trabalho ou faculdade. Consumindo-a com casca, você pode ter cerca de 4 gramas de fibras.
4 – Brócolis
Este alimento é o melhor amigo de quem quer ter um corpo saudável. Cozinhando-o no vapor, você mantém a maior parte das vitaminas, lembre-se disso. Você pode consumir com molhos brancos, alho e óleo, in natura, com azeite. Equilibre no tempero e molhos para que ele não se torne calórico.
Ele pode fornecer cerca de 2,4 gramas de fibras, sendo que, em pesquisas recentes, o brócolis tem eficácia na prevenção contra alguns tipos de câncer.
5 – Lentilha
Muitas pessoas só consomem lentilha no Natal. Mude isso! A Lentilha é um grão rico também em proteínas. Se você consumir 1 xícara de lentilha, garantirá 4 gramas de fibras. Caso você esteja evitando o consumo de carnes, a lentilha pode temporariamente substituí-la, devido às proteínas presentes.
6 – Semente de Chia
A chia popularizou-se justamente devido ao alto teor de fibras: uma porção pode conter até 10 gramas de fibras! Surpreendente, não? Ela é fácil de consumir, em shakes e com iogurte, por exemplo.
7 – Feijão carioca
O bom prato de arroz e feijão também é rico em fibra, principalmente se o arroz for integral. O feijão carioca (branco) é rico em proteínas e fibras. Um copo de feijão pode fornecer até 10 gramas de fibras!
Adapte seu cardápio para inserir mais fibras! Os benefícios vão além de emagrecer, auxiliando a sua saúde. Para montar um cardápio, consulte sempre seu nutricionista para que nenhuma vitamina ou nutriente falte no seu dia a dia.
E você? Já consumiu ou consome outros tipos de alimentos ricos em fibras? Então deixe nos comentários abaixo! 🙂