Qual a Melhor Rede de Proteção: Aço, Polietileno ou Poliamida (nylon)?

Saiba qual é a melhor rede de proteção para você: aço, polietileno ou poliamida (nylon)…

Usar redes de proteção é indispensável para locais aonde têm animais, crianças ou mesmo idosos. Mas também podem ser uma proteção para quem for limpar os vidros, para trabalhos de manutenção, enfim.

De qualquer forma proteção nunca é demais, por isso vale a pena investir em redes. Confira, agora, qual é a melhor rede de proteção: aço, polietileno ou poliamida (nylon):

Qual a Melhor Rede de Proteção: Aço, Polietileno ou Poliamida (nylon)?

Qual a Melhor Rede de Proteção: Aço, Polietileno ou Poliamida (nylon)?

O primeiro passo é confirmar se o material comprado para realizar essa tarefa é de fato seguro, tem garantia ISO e certificados. Depois disso é preciso analisar o material da rede de proteção.

Dois materiais são a poliamida e o polietileno. Ambos são compostos químicos diferentes e usados nesse tipo de redes.

Polietileno

As redes em polietileno tem aspecto de plástico. É bastante forte e desgasta pouco com a ação do tempo, além de ser impermeabilizada. O polietileno possui a mesma resistência que o aço, mas é sete vezes mais leve.

É mais utilizada para janelas e sacadas. É a mesma matéria-prima usada para confeccionar cordas resistentes para atracar navios, artigos industriais, correias e pneus.

Poliamida (nylon)

Já a poliamida, ou o nylon como é conhecido popularmente, é parecido com tecido. Não é tão resistente ao tempo tampouco impermeável, logo dura menos. Também pode ser usada em janelas e sacadas, mas é mais recomendada para ambientes internos.

Por não ter proteção UV nem ser tão resistente, não é muito adequada para esses ambientes, é normalmente empregada em brinquedos infantis.

   
 

Redes de Proteção em Aço

O aço não é muito usado para confecção de redes e normalmente sai muito caro. Ele também dificultaria o resgate em caso de incêndios e acidentes, por exemplo. O ideal é escolher entre o polietileno e a poliamida, pois são materiais mais tradicionais e seguros para esse tipo de proteção em janelas e sacadas.

Independente do material usado é preciso destacar que nenhum deles é tão resistente que dure para sempre. As intempéries climáticas irão deteriorar a rede que precisará ser trocada de tempos em tempos. A cada dois anos é recomendável chamar um profissional para fazer uma revisão.

Redes de Proteção em Aço

Preços de Redes de Proteção

Em relação aos preços, depende da composição da malha, diâmetro do fio e também do fornecedor. Por isso é importante muita pesquisa antes de decidir para qual empresa você irá solicitar o serviço.

Também é interessante verificar a vida útil do material em relação ao seu preço, a documentação de testes de resistência, enfim, tudo que possa ser útil para garantir segurança e bom custo-benefício.

O preço normalmente é de 20 a 40 reais o metro quadrado já colocado. O valor total dependerá da janela ou sacada aonde será colocada a rede de proteção.

Locais onde as redes podem ser empregadas

Já falamos de redes em sacadas e janelas, mas elas também possuem outras utilidades:

  • Nas portas: as telas em portas podem ser empregadas para impedir a saída de crianças
    para áreas externas e a entrada de animais domésticos.
  • Nas escadas: podem ser usadas em escadas e protegem crianças e animais de quedas, por
    exemplo.
  • Nas piscinas: impedem que haja problemas em relação às piscinas, evitando afogamentos.
  • Nas quadras esportivas: impedem que a bola saia da quadra ou bata em alguém na
    arquibancada, por exemplo.