ERP Online Grátis em Português: Quais as Opções?

Veja quais as opções de ERP online grátis em português…

Para iniciar o assunto sobre ERP, primeiro precisamos saber o que significa, para que serve e o principal objetivo.

ERP em inglês significa (Enterprise Resource Planning). Traduzindo para o português, temos: (Sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema). Podemos afirmar que é a forma encontrada para gerir uma empresa com apenas uma ferramenta: um software aplicativo.

ERP online grátis em português: Quais as opções?

ERP Online Grátis em Português: Quais as Opções?

Para que serve o software ERP?

Ele funciona como uma plataforma desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, tornando-os automatizados, possibilitando também o armazenamento de todas as informações. Com essa integração de dados, recursos, processos; o poder de tomada de decisão fica muito maior.

O ERP online faz todo o trabalho administrativo e operacional, através de uma organização integradora em que é usada a base das regras de negócios de uma determinada empresa e os parâmetros para sua eficaz funcionalidade.

   
 

Vale a pena investir em um ERP online e gratuito?

Em meados de 2011, após algumas pesquisas, verificou-se que no Brasil, a aplicação do ERP em empreendimentos ainda era muito tímida. Por exemplo: dos recursos que o software possui, pouco mais de 20% eram utilizados. Ou por desconhecimento da parte gestora, ou dificuldade na organização. Por isso a importância de um bom especialista no momento da implantação.

Com o avanço de empresas online, faz-se necessário sim, ter um software que otimize seu tempo, automatizando todo o processo empresarial e economizando recursos financeiros.

Já existem diversas empresas focadas em software ERP online, com disponibilidade em diversas línguas, com grande capacidade de armazenamento de dados e informações nas nuvens.

Opções de ERP online grátis

Os sistemas ERP online e gratuito dão a possibilidade de uma empresa verificar a eficácia do gerenciamento do produto, fornecendo relatórios de conteúdo relevantes, de acordo com a necessidade. Por exemplo, é possível ter um relatório de qual produto é mais vendido, redução de estoque para que não haja acúmulo de itens desnecessários, entre outros.

Dentre as opções de software online, gratuito e em português, selecionei alguns para sua pesquisa.

  • Erp lite free + – oferece o sistema gratuito e em português, integração online entre processos, exportação de lançamentos contábeis para o escritório, converte dados do emissor gratuito NF-e SEFAZ-SP e outros recursos;
  • Markett up – com uma publicação na revista Exame, essa empresa permite automatizar desde o controle de estoque até a venda, sem custo algum para seu cliente;
  • Sebrae – junto com o Buscapé, eles lançaram o Qipu, voltado para microempresas;
  • Conta Azul – oferece um período gratuito para testes.

As opções acima oferecem serviços e funcionalidades voltados para micro e pequenas empresas que não querem correr o risco em fazer um grande investimento. E vale a pena, porque se funcionar, sua empresa terá um grande crescimento em diversos setores de produtividade, automatização em tempo real e futuramente poderia migrar para um sistema pago, mais robusto, com aplicações mais complexas em gerenciamento e com assessoria a sua disposição.