Dialoga Brasil: Diálogos por um Brasil melhor

Saiba mais sobre o projeto Dialoga Brasil e como fazer para participar e deixar a sua opinião…

Que tal viver em um lugar onde a sua opinião é levada em conta na hora na hora das decisões? Que tal participar da vida coletiva, dando ideias sobre como melhorar a sua cidade, a sua rua ou o seu país? Escola em turno integral, sim ou não? Unificação das polícias civil e militar?

O que você pensa sobre a construção e implantação de bibliotecas comunitárias em áreas de vulnerabilidade social? E se quem decidisse as políticas públicas de um país fossem os seus próprios cidadãos? Que tal construirmos uma democracia de fato? É isso que o projeto Dialoga Brasil, promovido pelo governo federal, propõe.

dialoga brasil

Dialoga Brasil

Dialoga Brasil

Lançado em julho de 2015, O Dialoga Brasil é uma plataforma digital de participação social onde cada pessoa pode analisar as políticas públicas do governo, opinar, fazer novas propostas e, claro, votar em proposições feitas pelos outros.

Os programas cadastrados para voto estão divididos em 14 áreas que, por sua vez, se repartem em cinco grandes categorias: saúde, segurança pública, educação, redução da pobreza e cultura. Em novembro deste ano, as três propostas mais votadas em cada área serão avaliadas pelo governo federal. Pode ser a sua!

Democracia direta

Atualmente, entre as propostas mais votadas estão a construção de um aplicativo que possibilite a denúncia de casos de violência contra a mulher, a utilização da mão de obra de presidiários em obras públicas, com consequente redução da pena prevista, a inclusão de nutricionistas no atendimento ambulatorial das clínicas da família e a fiscalização, por parte do Governo Federal, do cumprimento da Lei do Piso do Magistério pelos estados e municípios.

Existem muitas outras: já são 9.980 propostas cadastradas na plataforma, que já somam milhares de votos. Para poder votar, basta acessar o site, escolher um tema e acessar as propostas relativas a ele. É necessário, antes, um pequeno cadastro.

O Dialoga Brasil também propõe o diálogo com os chefes do governo federal de forma literalmente direta: são realizados bate-papos virtuais com ministras, ministros e outros responsáveis pelas políticas públicas nacionais, nos quais se discutem as propostas mais votadas das áreas específicas.

A última a participar foi a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura Juana Nunes, que conversou sobre os temas mais votados em “Cultura e Educação”. Antes dela, o convidado havia sido o ministro da Educação, Renato Janine. O que você falaria com eles? Que propostas você faria?

Penso, participo, logo existo

A democracia só é possível quando os cidadãos que vivem nela participam de fato das tomadas de decisões do país. Por isso, fique atento a todas as formas de participação sociais disponíveis – como consultas e audiências públicas, a adesão da juventude ou simplesmente acompanhamento das votações e pressionando vereadores, deputados e senadores para que representem seus eleitores corretamente. A democracia é constante e não apenas de quatro em quatro anos!

Penso, participo, logo existo: compartilhe suas ideias e ideais, opine, critique ou apoie as propostas dos outros. Participe da vida coletiva, ouça e seja ouvido: por meio do diálogo, seja a mudança por um Brasil melhor!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.