Febre Amarela: O que é? Como se proteger?

Saiba o que é a Febre Amarela e como se proteger dela…

A febre amarela é uma doença da qual muito tem se falado ultimamente por conta do risco de epidemia, considerando que o Brasil é um local muito propício para a proliferação dessa doença e de seu vetor.

Por isso, é muito importante se manter informado sobre as causas de transmissão e o que fazer para se proteger. Entenda mais a seguir!

 Febre Amarela: O que é? Como se proteger?

 

Febre Amarela: O que é? Como se proteger?

Ciclo de transmissão do virus

É uma doença que ocorre principalmente nas Américas do Sul e Central, sendo encontrada também em alguns países da África. É transmitida tanto em áreas silvestres quanto em áreas urbanas.

Seu propagação nas áreas urbanas é feita através da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue. Já em áreas silvestres, o vírus é principalmente transmitido pelo mosquito Haemagogus sabethes. Apesar dos diferentes mosquitos que propagam a doença nas diferentes áreas, o vírus, sintomas e evolução clínica são os mesmos.

O ciclo inicial começa quando um macaco infectado, principal hospedeiro do vírus, é picado por um mosquito Haemagogus. Esse mosquito passar a estar contaminado e a ser um possível transmissor da doença para nós humanos.

   
 

A picada do mosquito

A infecção pode acontecer das florestas para o meio urbano, ou seja, uma pessoa vulnerável – que nunca contraiu a doença antes e não foi vacinada contra o vírus – é picada pelo mosquito Haemagogus infectado, ela vai para a cidade com a doença, onde é picada por um mosquito Aedes aegypti que não havia sido infectado até o momento.

Portanto, não há transmissão direta de pessoa para pessoa por qualquer meio, somente através da picada do mosquito infectado.

Sintomas da Febre Amarela

Esse vírus pode ser bastante perigoso por conta de seus sintomas – febre, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, inflamação do fígado e rins, vômito com sangue, sangramento da pele e outros -, além de que sua evolução, principalmente em pessoas de risco, pode levar a morte.

Febre Amarela: O que é? Como se proteger?

Febre Amarela: O que é? Como se proteger?

 

Saiba o que fazer para se proteger

Existem alguns cuidados a longo prazo e diários para quem deseja ficar protegido da doença. São alguns deles:

  • – Tomar a vacina, principalmente pessoas que fazem parte do grupo de risco como crianças, gestantes, idosos e até viajantes internacionais;
  • – Sempre passar um repelente de insetos;
  • – Aplicar o repelente após o protetor solar para ter maior efeito;
  • – Evitar usar perfumes em áreas de mata;
  • – Evitar contato com áreas de risco, seja silvestre ou urbana;
  • – Usar roupas compridas e claras ou com permetrina;
  • – Possuir mosquiteiros e telas em casa.
  • Além disso, é imprescindível combater os mosquitos transmissores do vírus através de alguns cuidados, como não deixar água parada em sua casa, seja no quintal, em vasos de plantas, calhas, ralos, lixeiras e outros locais. Esses cuidados irão evitar a proliferação dos mosquitos.

Sendo assim, é essencial se proteger dos mosquitos transmissores do vírus da febre amarela por meio de alguns cuidados básicos e evitar sua proliferação. Dessa forma, você poderá manter sua saúde e de sua família, evitando também a propagação dessa doença por todo o país.

 




Deixe um Comentário