Você já ouviu falar na Dieta Dukan? É ela que está proporcionando a perda de 5 a 10 quilos por semana. Venha conosco para conferir…
A Dieta Dukan, criada pelo médico Pierre Dukan, tem como objetivo o emagrecimento rápido. Apesar de não ser uma dieta recente, ela tomou força nos anos 2000 quando seu criador lançou o livro “Dieta fácil do Dukan”. Desde então, grandes celebridades aderiram a ela, como a princesa Kate Middleton e a cantora Jennifer Lopez. Embora seja muito parecido com a dieta sem carboidrato, existem diferenças sensíveis.
Esta dieta, basicamente, conta com 4 fases e estimula a ingestão de alimentos proteicos. Mas na verdade, este método vem dividindo opiniões no mundo médico, já que a longo prazo, pode causar malefícios a saúde. Continue lendo para saber benefícios e malefícios e como ela funciona dentro do nosso corpo. Vamos lá?
Como Funciona a Dieta Dukan?
De acordo com Pierre Dukan, ele inspirou-se na rotina de vida de nossos ancestrais, os quais tinham ingestão de 80% de proteína.
Em entrevista para a Revista Veja, ele diz que “uma das primeiras respostas às dificuldades da vida é comer – comer é fácil, não é muito caro e é viciante. Na dieta que desenvolvi, você tem uma estrutura, um mapa de como ela funciona” (https://veja.abril.com.br/saude/e-preciso-considerar-o-fator-emocional-diz-criador-da-dieta-dukan/).
4 Fases da Dieta Dukan
Sendo assim, a Dieta Dukan clássica é dividida em 4 fases. São elas:
Ataque
Consiste na perda de peso rápida com grande motivação. São permitidos 66 alimentos ricos em proteína para comer à vontade. Essa fase dura de 1 a 7 dias no máximo e proporciona a perda de peso de até 5 kg.
Cruzeiro
Além das 66 proteínas, agora acrescenta-se 34 legumes e verduras, somando 100 alimentos permitidos ao consumo. Essa fase dura em torno de 1 mês e estimula a perda de 1kg por semana.
Consolidação
Agora é onde terá a liberação das frutas, pães integrais, queijos e carboidratos juntamente com os 100 outros alimentos. É a fase que impede o efeito sanfona, ou seja, não permitindo que seu corpo volte todos os quilos que já perdeu.
Ela dura exatos 10 dias por peso perdido. Por exemplo: para uma perda de 20 kg até agora, a consolidação durará 200 dias.
Estabilização
Pronto, você já estará fora da dieta, com alimentação livre. Porém deve seguir 3 regras para o resto da vida: nas quintas-feiras consuma grande quantidade de proteína, coma 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia, faça 20 minutos de caminhada diária e abandone o uso de elevadores.
Benefícios da Dieta Dukan
- Queima mais calorias – São os carboidratos é que fazem nossa gordura aumentar e permanecer dentro do corpo, quando conseguimos corta-la os resultados são visíveis. E em longo prazo, além da perda de peso, ocorre a perda de massa também;
- Reduz o apetite aumentando a saciedade – Isso ocorre na primeira fase, onde apenas é permitido o consumo de proteínas e como são ricos em aminoácidos regulam hormônios da saciedade;
- Você pode comer o quanto quiser seguindo os alimentos permitidos.
Malefícios da Dieta Dukan
- Baixa Energia – Os carboidratos são as fontes de energia do nosso corpo, sem eles você pode ter tonturas, falta de disposição e até mesmo desmaios se realizar exercícios pesados;
- Problemas renais e intestinais – Nas proteínas há um componente chamado amina, o qual se consumido em grande escala por longos períodos pode causar insuficiência renal e prisões de ventre;
- Colesterol alto – Com a ingestão de alimentos de origem animal, a quantidade de gordura saturada e colesterol aumenta, podendo acarretar em problemas de entupimento de vasos sanguíneos.
Então, o que acharam da Dieta Dukan? Contem nos comentários! Boa sorte e até breve!