Coronavírus – Tem Cura? Sintomas, Como se Transmite etc.

Coronavírus – Veja se tem cura, quais são os sintomas, como se transmite a doença etc.

O coronavírus vem de uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Nos humanos, causam infecções respiratórias que vão desde um resfriado comum a doenças mais graves. O coronavírus descoberto mais recentemente é denominado COVID-19.

Saiba tudo sobre o impacto desse novo coronavírus na China, Brasil e no Mundo, como a doença é transmitida, quais são os sintomas e precauções que você deve tomar, se já existe uma cura etc. Confira!

Coronavírus no Brasil Tem Cura Sintomas Como se Transmite como se proteger

Coronavírus | Imagem: Pixabay

Coronavírus – O que é?

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças respiratórias em animais e humanos, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Em dezembro de 2019, um surto de uma nova doença até então desconhecida atingiu a população de Wuhan, na China. Em janeiro de 2020, cientistas confirmaram que se tratava de uma nova espécie de coronavírus.

O COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto em Dezembro, na China.

Coronavírus (COVID-19) – Sintomas

Os sintomas do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas e não passam mal. A grande maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial.

Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas que é infectada pelo COVID-19 fica gravemente doente, com dificuldades para respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Cerca de 2% das pessoas com a doença morreram.

Se você apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar, deve procurar atendimento médico.

Coronavírus – Como se transmite?

O coronavírus é transmitido quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, exalando pequenas gotículas do vírus que entram em contato diretamente com outras pessoas ou com objetos.

As pessoas também podem ser infectadas ao tocar esses objetos contaminados, e depois levar a mão aos olhos, nariz ou boca.

E também podem contrair o vírus ao respirar as gotículas expelidas por uma pessoa infectada. Por isso, é importante manter uma distância de pelo menos 2 metros de pacientes infectados.

Como se proteger do Coronavírus – COVID-19?

A maioria das pessoas que são infectadas têm uma doença leve e se recuperam, mas pode ser mais grave para alguns. Veja como se proteger do coronavírus:

   
 
  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão, e faça uso de álcool em gel para higienização;
  • Mantenha pelo menos 2 metros de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
  • Evite tocar os seus olhos, nariz e boca, pois se as suas mãos tocaram em uma superfície contaminada, você pode transferir o vírus para dentro do seu organismo;
  • Quando for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou algum papel/tecido. Em seguida, descarte o papel/tecido usado imediatamente;
  • Fique em casa, se não estiver se sentindo bem. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência.

O Coronavírus tem cura? Existe uma vacina?

Infelizmente, ainda não existe uma cura. Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-2019. Contudo, as pessoas infectadas recebem cuidados para aliviar os sintomas.

As pessoas que desenvolverem um quadro mais grave da doença, devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes acaba se recuperando do coronavírus.

Possíveis vacinas e alguns tratamentos específicos já estão sob investigação. Eles estão sendo testados através de ensaios clínicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar o Coronavírus (COVID-19).

Coronavírus no Brasil

No Brasil, até o presente momento, tivemos apenas 2 casos confirmados de pessoas infectadas com o COVID-19, ambos em São Paulo.

O Ministério da Saúde já descartou 162 casos, e monitora 433 casos suspeitos de Coronavírus.

Você pode acompanhar o número de casos confirmados, suspeitos e descartados no Brasil em tempo real, na Plataforma IVIS do Ministério da Saúde.

coronavirus brasil china mundo casos confirmados vacinas

Coronavírus – Brasil, China e Mundo | Imagem: Pixabay

Coronavírus na China

Desde a descoberta do vírus na China, em dezembro, já foram mais de 80.151 pessoas infectadas, com 2.835 pessoas mortas em decorrência da doença, a maioria idosos.

No entanto, nos últimos dias, o número de novos infectados vêm caindo, o que sugere uma desaceleração na proliferação do coronavírus (COVID-19) na China.

Coronavírus no Mundo

O vírus que surgiu na China acabou se espalhando por diversos lugares no mundo inteiro. Os países com maior número de casos confirmados da doença são:

  • China – 80.151 casos;
  • Coréia do Sul – 5.186 casos;
  • Irã – 2.336 casos;
  • Itália – 2.036 casos.

*Dados coletados no dia 03/03/2020.

Além disso, existe um número considerável de casos no Japão, França, Alemanha, Espanha, Cingapura e Estados Unidos. Para ver o número de casos confirmados de coronavírus no mundo inteiro, acesse este site que monitora os casos em tempo real.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (em inglês)

   

Deixe um Comentário