Conectividade Social: O Que é? Como Funciona?

Conheça a Conectividade Social e tenha controle sobre o FGTS…

A Conectividade Social ICP é um sistema online que permite com que as empresas, escritórios, sindicatos, repartições públicas e todas as instituições financeiras consigam manter um diálogo aberto com a Caixa Econômica Federal, a respeito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Esse sistema é gratuito às empresas e permite que por meio da internet sejam gerados arquivos do Sistema de Recolhimento do FGTS por meio do SEFIP e do GRRF, e assim também abasteçam informações quanto à Previdência Social.

Conectividade social: O que é? Como funciona?

Conectividade social: O que é? Como funciona?

Para ter acesso ao Conectividade Social é necessário que a instituição obtenha uma Certificação Digital ou Eletrônica. A seguir montarei um passo a passo bem objetivo para a solicitação da mesma. Segue abaixo:

  1. Para ter acesso ao Conectividade Social se requer um Certificado Digital Padrão ICP-Brasil, que pode ser emitido junto a qualquer autoridade credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, disponível as certificadoras no site www.iti.gov.br;
  2. Uma vez tendo em mãos o Certificado Digital basta acessar o site www.conectividade.caixa.gov.br e no momento em que for pedido a senha, basta informá-la;
    Por fim, basta entrar no sistema e averiguar as informações de preferência;

Para a aquisição da Certificação Digital será necessária apresentação de CNPJ da empresa, Documento de Identidade e CPF dos Representantes e os documentos de constituição que demonstram a regularidade e autorização dos representantes legais que estejam atuando em nome da empresa.

   
 

No caso de pessoas interessadas em tirar maiores dúvidas referentes a Conectividade Social existe um canal de comunicação que pode ser feito, que é através do telefone 3004-1104 no caso de capitais e regiões metropolitanas, e demais regiões o suporte pode ser feito pelo número 08007260104. O atendimento é totalmente gratuito com atendimento de segunda a sexta-feira das 7:00 A.M. às 8:00 P.M.

Requisitos para acessar o Conectividade Social

Para ter acesso ao Conectividade Social via computador é necessária uma configuração mínima, sendo: PC com acesso à internet, Windows Xp, Vista, 7 ou mais avançado, um navegador de internet (por ex. Internet Explorer, Opera, Google Chrome etc.), processador e memória RAM que sejam compatíveis a abrir a página dos sites, Programa de certificação digital instalado no PC e a unidade leitora do certificado digital.

Assim que você tiver feito seu primeiro acesso ao Conectividade Social ICP, no caso de o registro solicitado ter sido mediante pessoa física ou pessoa jurídica não há necessidade de maiores comprovações, porém se o registro tiver sido feito em outra modalidade, como no caso de terceiros, aí sim será obrigatória a comprovação do enquadramento no perfil. Existe uma documentação exigida que pode ser visualizada no próprio site do Conectividade Social, disponível no tutorial “Documentação Perfil Restrito”.

Para finalizar, há uma informação importante a ser comentada é o fato de que havia um sistema antigo chamado de Conexão Segura, que era equivalente ao atual, porém com menores capacidades, e muitas pessoas têm dúvidas se os seus acessos serão automaticamente migrados para o novo sistema. E a resposta é não. O sistema ICP é uma plataforma exclusiva mediante certificação digital de modelo ICP-Brasil, para isso ao fazer a migração é requisito básico para o novo sistema.

 




Deixe um Comentário