Com o objetivo de evitar cobranças indevidas, todas as medidas para garantir a segurança do titular do cartão devem ser providenciadas. As fraudes com o cartão de crédito são muito comuns especialmente em lojas virtuais.
À medida que o consumidor se acostuma com as compras online, ele também se torna um alvo fácil de cibercriminosos. Mas esses problemas podem ocorrer de muitas outras formas, como por exemplo, a clonagem de tarja e o uso do cartão no exterior.
Em países como Estados Unidos, por exemplo, o número de máquinas que leem chip ainda são a minoria.
Cartões de Crédito com Senha
Cartão de crédito com senha precisa de identidade?
Imagine o prejuízo no qual pode chegar o verdadeiro dono do cartão, em função das altas taxas de compras intencionais (IOF), e pelo fato do valor ser cobrado em moeda estrangeira. Já no Brasil, o número de transações que são feitas com cartões com chip são de 85%, isto ajuda muito a inibir a clonagem, porém não é a solução definitiva para o problema.
Clientes que utilizam a função débito automático devem se manter sempre atentos a fatura para saber pelo que está pagando, e se você desconfiar de alguma alteração, pode entrar em contato com a administradora para solicitar o estorno.
Sobre a questão da identidade, a loja pode exigir que o cliente apresente o documento sempre que julgar necessário. Algumas ainda pegam dados para cadastro, porém, neste caso, o cliente não é obrigado a fornecê-los.
Os eventuais prejuízos decorrentes de operações fraudulentas podem ser de responsabilidade do estabelecimento caso o processo não seja feito dentro das normas. É direito do consumidor de contestar a cobrança que pode ocorrer mesmo que ele não tenha aderido aos seguros de roubo e perda da administradora.
Como devo proceder ao verificar pagamentos não identificados em minha fatura?
O primeiro passo para o cliente é entrar em contato com a empresa para avisá-la, tentar fazer o cancelamento, além da emissão de um novo boleto para pagamento onde deverá arcar apenas com os valores que reconhece.
Para o caso de compras feitas no exterior, a empresa também irá descontar o valor de variação cambial e IOF (imposto sobre operações financeiras). O reembolso é feito o mais rápido possível.
Ao identificar o problema também é importante que você se dirija a uma delegacia para fazer o registro de um boletim de ocorrência. Caso você perceba algo diferente só depois que realizou o pagamento da fatura, o valor pode ser devolvido em dobro, e isso não é aplicado apenas ao valor de sua compra, mas também de todos os impostos cobrados sobre ela.
Se a empresa insistir em cobrar do cliente o valor total da fatura, terá que provar que os gastos contidos nela foram feitos por ele.
Como evitar fraudes no cartão de crédito
Dicas para evitar fraudes no cartão de crédito
- Procure guardar sempre, todos os cupons, recibos e protocolos, pois eles podem ser úteis em uma situação do tipo;
- Ao fazer compras em lojas físicas, certifique-se de que ninguém está olhando a sua senha;
- Em cartões que não possuem chips, necessitando de assinatura, verifique o recibo antes de fazê-la;
- Para compras com o cartão na internet é importante que você crie senhas fortes e difíceis de serem quebradas. Utilize caracteres minúsculos, maiúsculos e especiais do tipo ” * & % # @” se possível;
- Verifique se o bloqueador de pop-ups do seu navegador está ativo;
- Os antivírus e softwares que cuidam da proteção do seu computador deve estar sempre atualizado;
- Muitos bancos oferecem a função de alertas via SMS sempre que alguma transação é feita com o seu cartão de crédito, desta forma fica muito mais fácil identificar quando ocorreram operações que não foram feitas por você;
- Verifique a procedência dos sites no qual você está fazendo as suas compras, assim também como a idoneidade da empresa buscando por informações como CNPJ, e em sites de reclamações pela internet;
- Nunca empreste o seu cartão a ninguém.