Aquecedor Solar a Vácuo: Vantagens e Desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens do aquecedor solar a vácuo…

Dentre todos os países do mundo, o Brasil é um dos poucos que recebem uma insolação superior a 3000 horas por ano. Diante dessa abundância, tendências para aproveitar o brilho do Sol como a energia solar e sistemas de aquecimento de água estão crescendo cada vez mais.

Os aquecedores solares funcionam captando a fonte luminosa proveniente do sol e através de sua energia conseguem aquecer água para banho e piscina quando utilizados de maneira doméstica. No mercado os dois tipos de mais sucesso são os aquecedores que utilizam placas planas e os aquecedores solares à vácuo.

Aquecedor solar a vácuo: Vantagens e desvantagens

Quando o assunto é eficiência o aquecedor solar a vácuo sai na frente e isso se deve principalmente à composição do seu sistema e o modo como funciona. O processo de aquecimento da água em si depende de vários modelos, mas de uma maneira geral todos os aquecedores solares à vácuo possuem uma série de tubos de vidros externos e internos além de um boiler (o reservatório de água quente).

   
 

A água circula pelos tubos internos e ao ser aquecida rapidamente se direciona para o boiler. Já os tubos externos são responsáveis por dar nome a essa tecnologia, são eles quem produzem o vácuo. Assim como em uma garrafa térmica, o vácuo impede que o calor da água aquecida seja dissipado para o meio e desse modo garante um isolamento térmico tão eficiente que permite seu funcionamento até mesmo em locais extremamente frios.

O aquecedor solar a vácuo representa o que há de melhor no mercado e possui diversas vantagens em relação tanto as outras tecnologias concorrentes de outros aquecedores solares quanto no que se diz respeito ao aquecimento de água por meio de energia elétrica. Entretanto, eles também possuem desvantagem e a escolha do sistema de aquecimento ideal depende de cada situação e necessidade.

Aquecedor solar a vacuo x Outros aquecedores

Em relação aos outros aquecedores, a tecnologia que utiliza o vácuo é capaz de aquecer a água a uma temperatura maior que os aquecedores que utilizam placas planas o que o torna mais eficiente e recomendado para regiões mais geladas. Além disso, o aquecedor solar a vácuo é mais resistente às baixas temperaturas e consequentemente sofre menos com rupturas.

Ademais, por conta dessa maior eficiência o aquecedor solar a vácuo apresenta outras duas vantagens: a primeira delas é que esse sistema necessita uma área de coleta de luz menor que a exigida por um aquecedor de placa plana, o que reduz o espaço ocupado pelo sistema; a segunda vantagem é poder reduzir o volume de água aquecida armazenado uma vez que por conseguir aquecer a temperaturas maiores basta utilizar um misturador e água não aquecida para atingir as temperaturas ideais.

Por fim, pode-se ainda pontuar a economia gerada na conta de luz elétrica ou de gás ao utilizar um sistema de aquecedor solar a vácuo, mas sem antes dizer a principal desvantagem do produto: o alto custo de instalação. Por isso é importante ressaltar que esse sistema é um investimento não muito barato mas capaz de atender com primazia as necessidades até mesmo de grandes edifícios.

 




Deixe um Comentário