Saiba como aprender inglês sozinho e tornar-se fluente no idioma de forma rápida, gratuita e utilizando o poder da internet…
Saber inglês é um pré-requisito para o crescimento profissional na maioria das atividades. Além disso, o idioma facilita a comunicação com pessoas de quase todos os lugares do mundo e permite o melhor aproveitamento de produtos culturais estrangeiros como música, cinema, literatura, entre outros.
Com uma gramática comparativamente simples, o inglês é uma língua que pode ser aprendida de maneira autodidata. Se o estudante tiver disciplina e interesse, logo conseguirá notar uma evolução no domínio dessa linguagem tão difundida.
Como aprender inglês sozinho e tornar-se fluente no idioma
Confira, abaixo, as vantagens de estudar a língua inglesa sozinho e veja também algumas dicas para facilitar o seu aprendizado:
As vantagens de estudar inglês por conta própria
Aprender inglês sozinho tem uma série de pontos positivos, pois possibilita que o indivíduo faça o seu próprio horário e não gaste dinheiro com um curso. Ou seja, ele desenvolve uma nova habilidade sem maiores custos.
Outro benefício desse método é a oportunidade de descobrir temas e técnicas de memorização que motivem. Cada um possui seus gostos e assimila as informações de forma única. Estudar inglês sem colegas ou professores viabiliza momentos de aprendizado que se adaptam a essas características particulares. Confira algumas sugestões para começar o seu aprendizado agora.
Dicas para aprender a língua inglesa sozinho
É claro que é recomendável ter alguma noção do idioma antes de se aprofundar sem orientação. Entretanto, imergir-se no dialeto é igualmente importante, pois você não desperdiça chances de enriquecer seu vocabulário e ganhar fluência. Essas indicações valem tanto como complemento para o ensino tradicional, quanto como única forma de aprendizado.
Separe um caderno e use-o apenas para estudar inglês. Anote expressões novas e escreva frases que contextualizem as palavras. Se surgir alguma dúvida, registre e pesquise depois. Essa técnica também o estimula a pensar diretamente em inglês sem ter de traduzir as ideias primeiro do português. Colocar no papel o que se aprendeu ajuda a visualizar o conteúdo e torna mais fácil qualquer consulta posterior.
Aprender inglês assistindo filmes e séries
Ver filmes e seriados em inglês é um jeito muito eficiente de ampliar seu conhecimento. O estudante tem acesso à cultura dos países de língua inglesa e pode ouvir a pronúncia dos nativos. Essas produções são ideais para se descobrir palavras, gírias e expressões idiomáticas. Colocar legendas em inglês auxilia na escrita, mas tente depender o mínimo possível delas. Mais adiante, procure assistir sem esse recurso e perceba o quanto evoluiu.
Se tiver oportunidade, converse com pessoas fluentes em inglês e peça para que corrijam seu sotaque. Indicações de livros, filmes e músicas são sempre bem-vindas também. Errar faz parte do processo, por isso não tenha vergonha de não falar perfeitamente.
Aprenda inglês ouvindo música
Selecione suas canções preferidas e analise as letras. Vale inclusive fazer lip sync, que consiste em cantar sincronizado com o vocal original. Você melhora sua agilidade na fala e na leitura de uma forma bem divertida. Porém, os compositores às vezes usam de licença poética para alterar a grafia das expressões. Fique atento para não gravar erros de concordância, por exemplo.
Para quem não se sente seguro em aprender sem apoio de material didático, existem vários sites e aplicativos gratuitos com essa função. Tais ferramentas abrangem todas as habilidades necessárias para o domínio do inglês.