Saiba como funciona a Dieta do Leite e veja um cardápio pronto para você seguir e emagrecer rapidamente…
Quem gosta de consumir leite normalmente, e ainda quer perder peso, pode ter acertado a sorte grande: uma das dietas da moda e que promete emagrecimento de até um quilo por dia durante a sua realização, que dura oito dias – a Dieta do Leite.
Saiba um pouco mais desse regime que promete perda de peso sem passar fome, e em pouco tempo.
Como funciona a Dieta do Leite?
O leite é conhecido como um dos alimentos mais nutritivos que existem, e a aposta dessa dieta é justamente essa. Através de um cardápio pronto, a ideia geral é substituir as refeições por copos de leite e ir acrescentando frutas, derivados do leite, carne e ovos com o passar dos dias.
A ideia é que essa seja uma dieta bem pouco calórica e com baixa quantidade de carboidratos, por isso mesmo só deve ser seguida durante uma semana.
Emagrecimento rápido
A falta de carboidratos, principal alimento que oferece energia para o organismo, faz com que o corpo comece a perder peso rapidamente. Embora a ideia seja de que o corpo gaste as reservas energéticas – as gorduras – quando não receba seu combustível, a primeira fonte utilizada para fornecimento de energia para o organismo é a massa muscular.
As células musculares são degradadas no chamado metabolismo catabólico, para que o corpo possa utilizar a glicose armazenada nos músculos na forma de glicogênio. Além disso, perde-se muita água. O cardápio pronto não sugere consumo de mais nada além dos alimentos ali dispostos, mas acredita-se que possa se usar chás sem açúcar e água entre as refeições para diminuir a fome.
Cardápio – Dieta do Leite
Dia I – seis copos de leite (de vaca, de soja, de cabra, de preferência desnatado);
Dia II – quatro copos de leite e duas frutas;
Dia III – dois copos de leite, duas frutas e quanto queijo desejar;
Dia IV – quatro copos de leite, uma fruta e um bife;
Dia V – dois copos de leite, duas frutas, um ovo e um bife;
Dia VI – dois copos de leite, uma fruta, um ovo, um bife e quanto queijo desejar;
Dia VII – três copos de leite e três frutas;
Dia VIII – dois copos de leite, uma fruta, um bife e quanto queijo desejar.
Dieta hiperprotéica
A proteína é mais difícil de ser digerida, levando mais tempo para cair no sangue e gastando mais calorias nesse processo. Essa é uma das razões das dietas de emergência, como a dieta do leite, serem sempre hiperprotéicas.
Fome e compulsão alimentar
A dieta do leite, embora dividida em seis refeições diárias, inegavelmente vai gerar muita fome em quem tentar praticá-la exatamente por ser tão restritiva. Além das deficiências nutricionais e possível aumento do colesterol, por causa do uso quase exclusivo de alimentos de origem animal, a tendência dessa dieta é gerar, mesmo nos primeiros dias, grande compulsão alimentar.
O emagrecimento pode até acontecer rapidamente, mas não será definitivo: assim que você voltar a comer normalmente, seu corpo estocará o máximo possível para não passar por outro período de privação, fazendo com que se engorde ainda mais do que antes do regime.
Ainda tem alguma dúvida sobre a Dieta do Leite? Então deixe nos comentários abaixo!