Por que as Empresas Financeiras também Investem em Tecnologia…

Muitas pessoas abrem um negócio na área financeira, mas têm receio de utilizar a tecnologia a seu favor.

Se esse é o seu caso, saiba que os próprios bancos vão este ano começar a investir ainda mais em modelos tecnológicos. Perceba tudo de seguida.

Porque é que as empresas financeiras vão investir mais em tecnologia?

A verdade é que cada vez mais o setor de serviços financeiros aumenta a abordagem do Fintech (utilização da tecnologia para a área financeira) de forma a manter os clientes satisfeitos.

Estar atento às expectativas do cliente é um dos principais desafios do setor (e de qualquer setor que tenha ou queira criar loja virtual), que se esforça cada vez mais para oferecer suporte digital para seus produtos e serviços de forma a evitar a migração dos mesmos para modelos mais disruptivos.

Desta forma, as entidades bancárias embarcaram numa política de investimento agressiva de forma a promover a transformação digital.

São muitos os especialistas em consultoria que destacam como principais tendências a adotar de forma a manterem-se mais competitivas. Algumas delas são a colaboração de entidades tradicionais com fintech, a aplicação de análise de dados para melhorar o conhecimento do comportamento do cliente e a migração para a cloud de forma minimizar custos.

Além de tudo, é importante frisar que a importância de usar a identificação digital vai além da autenticação para melhorar a segurança cibernética. Tem também como intuito aumentar a eficiência e gerar novos fluxos de receita.

Essas soluções cobrem toda a cadeia de valor dos bancos, incluindo intermediários, reguladores e outros terceiros, uma vez que os custos envolvidos nestes processos manuais exigem são bastante avultados.

   
 

empresas financeiras investem em tecnologia

A utilização do Blockchain para melhorar a transparência

Embora para os bancos seja um pouco complicado estar a alterar a sua imagem corporativa (já que além da necessidade de criar logotipo, mudar estacionários, é também preciso um investimento de milhões para o fazer), muitos precisam pelo menos melhorar a transparência dos seus serviços.

Assim sendo, através da aplicação do Blockchain, espera-se uma melhoria da transparência geral do setor financeiro, uma vez que todas as partes interessadas podem aceder aos blocos de dados e identificar qualquer alteração nos registros.

Por sua vez, o uso de inteligência artificial deve melhorar as operações de atendimento ao cliente e a experiência do utilizador, bem como otimizar processos, obter eficiência e reforçar a gestão de riscos e a conformidade regulamentar.

Como vê, se as instituições bancárias de renome, estão cada vez mais a adotar as técnicas digitais e a implementar cada vez mais tecnologias, porque é que a sua empresa não há-de o fazer?

A transformação digital e a tecnologia, são cada vez mais aliadas dos empresários, mas também dos próprios consumidores, que têm cada vez mais nas suas mãos a opção de escolha e de mudança.