FGTS das Contas Inativas: O que é? Como sacar?

FGTS das Contas Inativas – Veja o que é e como sacar o saldo disponível na sua conta, e saiba quando vai ser liberado no calendário de pagamento da Caixa…

No final de 2016, o Governo Federal anunciou que os trabalhadores poderão sacar em 2017 todo o saldo de suas contas inativas do FGTS. A medida beneficiará um grande número de trabalhadores que terão acesso a este saldo.

Esta medida também representa uma grande mudança, uma vez que até então o saldo era liberado apenas para aqueles trabalhadores que estivessem há três anos ou mais sem emprego registrado, para quem se aposentasse ou em caso de compra de casa própria.

fgts das contas inativas o que e como sacar calendario de pagamento

FGTS Inativo – O que é? Como Sacar?

O que são as Contas Inativas do FGTS?

Essas contas são aquelas que deixam de receber depósitos por parte das empresas empregadoras. Esta interrupção nos depósitos é derivada da interrupção ou rescisão do contrato realizado entre empresa e trabalhador, caracterizando assim o fim do vínculo empregatício.

Para que o valor destas contas possa ser sacado pelo trabalhador, este deverá ter deixado a empresa na qual trabalhou até o mês de dezembro de 2015, de forma que a partir desta data a conta tenha ficado inativa. Desta maneira, não se poderá sacar nenhum valor de contas que ainda recebam depósitos por parte das empresas, caracterizando uma conta ativa do FGTS.

Porém, não há a necessidade de que o trabalhador esteja desempregado para sacar o saldo de suas contas inativas do FGTS. A única exigência é que o desligamento do trabalhador com sua antiga empregadora tenha acontecido até dezembro de 2015.

     

Os trabalhadores que terão direito a sacar seu saldo das contas inativas do FGTS podem consultar os valores a serem recebidos nas agências da Caixa Econômica Federal ou através dos sites da própria Caixa ou do FGTS. É recomendado que quaisquer consultas sejam feitas apenas nos sites oficiais das entidades, evitando que os dados dos trabalhadores possam ser colocados em risco em outros sites suspeitos.

Como sacar o saldo das contas inativas do FGTS?

O saldo das contas inativas do FGTS poderá ser sacado com o cartão cidadão através dos caixas eletrônicos da Caixa, nas agências da Caixa ou em correspondentes bancários, como agências lotéricas. Porém, nos casos em que o trabalhador tiver direito a valores superiores a três mil reais o saque deverá ser feito apenas nas agências da Caixa.

Quem não possui o cartão cidadão também não terá problemas para realizar o saque, devendo levar até as agências da Caixa seus documentos pessoais originais, Carteira de Trabalho e o número do PIS, podendo assim realizar o saque da mesma forma e sem complicações.

Calendário de Pagamento do FGTS Inativo

É importante também que se fique atento ao calendário de pagamento, que será feito de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Trabalhadores nascidos nos dois primeiros meses do ano serão os primeiros a terem o pagamento liberado, a partir de 10 de março. Já as pessoas que nasceram de março a maio poderão realizar o saque a partir de 10 de abril.

A partir de 12 de maio serão os trabalhadores nascidos de junho a agosto que terão acesso ao saque de suas contas inativas, seguidos pelos nascidos de setembro, a novembro, que poderão realizar o saque a partir de 16 de junho. Finalizando o calendário de pagamento, os que nasceram em dezembro poderão realizar os saques a partir de 14 de julho.

Fontes: G1 / Caixa Econômica Federal

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.