Consultoria Ambiental: Como funciona e quais os benefícios?

Saiba como funciona e quais são os benefícios de uma consultoria ambiental para a sua empresa…

Cada vez mais o meio ambiente encontra-se como tópico de discussões dentro de empresas, em atitudes individuais e nas iniciativas de conscientização. Em se tratando de negócios, é essencial que se disponha de um apoio especializado, isto é, de uma consultoria ambiental competente.

Essa medida é capaz de garantir as análises mais corretas e recomendar as melhores opções para o empreendimento quando os projetos estiverem relacionados ao meio ambiente. Portanto, a meta do setor é examinar as consequências biológicas das ações corporativas para reduzir o impacto delas na natureza.

Faz parte da atividade de consultoria ambiental alinhar os planos da entidade com as leis ambientais vigentes, respeitando as normas e a ética.

consultoria ambiental o que faz como funciona beneficios requisitos

Consultoria Ambiental

O que faz uma Consultoria Ambiental?

No âmbito da consultaria ambiental, tem uma série de serviços e ações que não só podem como devem ser instauradas. Primeiramente, a firma contratada precisar saber como conduzir as fases de um diagnóstico ambiental detalhado.

É fundamental que essa avaliação conflua com a implementação de todo o plano. Em adição, é função da assessoria coordenar todas as outras etapas, como: vistorias prévias, licenciamento, execução e instalação dos projetos.

No geral, os pilares desses relatórios são: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA). O procedimento inicial visa apontar os possíveis efeitos da proposta da empresa, bem como sugerir providências que minimizem a degradação ao meio-ambiente.

Por sua vez, o PCA é um documento por meio do qual a companhia apresenta as medidas capazes de reduzir o impacto ambiental das suas operações. Esse plano é obrigatório na Licença de Instalação.

Os benefícios de uma consultoria ambiental

A sociedade em geral tem uma visão mais positiva das organizações engajadas na preservação da natureza e que tentam minimizar o impacto ambiental de suas atividades. Sendo assim, os produtos e serviços dessas companhias ganham um novo valor para o público. E, em um mercado competitivo como o atual, uma boa imagem torna-se um importante diferencial.

Por fim, mas não menos central ao papel da consultoria ambiental, vale ressaltar que a natureza tem de ser cuidada para permitir a sobrevivência das próximas gerações. Somente assim conseguiremos assegurar que recursos básicos como água potável não se esgote ou que sejam comprometidos de maneira irreversível.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.