Comprar Notebook: O que você precisa saber primeiro

Veja tudo o que você precisa saber antes de comprar um notebook, para escolher um modelo bom, barato e uma marca de qualidade…

Você chega em uma loja de aparelhos eletrônicos e fica fascinado: são muitos modelos de notebook, ultrabooks, de todos os formatos e jeitos. E então entra a dúvida cruel: como escolher o melhor modelo para você?

Entre tantas marcas e preços, nós vamos oferecer algumas dicas que podem orientar no momento da compra do notebook e que ainda podem fazer você economizar!

como comprar notebook dicas qual o melhor

Como comprar notebook

Quero comprar um notebook, o que devo saber?

Além de modelo e marca, você precisa entender como funciona um notebook.

Assim, quando o vendedor falar em processador, memória, sistema operacional e placa de vídeo você não ficará perdido.

Processador e Memória RAM do Notebook

Estes dois itens caminham juntos no momento da escolha de um notebook. O processador é o item mais caro de um notebook, sendo que é responsável por receber dados e resolvê-los, endereçá-los, ou seja, processar o comando desejado.

Os processadores mais comuns e potentes são da Intel, sendo que há alguns ainda antigos, no entanto, como atualmente o sistema operacional mais comum é o Windows 8, um processador a partir do Intel I3 já dará uma boa performance ao seu notebook. Isso vai depender também da memória RAM. Esta é a que faz leitura dos dados e aplicações presentes no notebook.

Dicas – Memória RAM do Notebook

A memória RAM não corresponde à memória geral do computador, mas sim a velocidade e espaço oferecido para processar os programas instalados no notebook. Lembre-se disso, quanto mais programas você utilizar, mais potente deve ser o processador e maior a memória RAM.

Um exemplo: se um designer precisa de um notebook para trabalho, ele precisa de um notebook forte para rodar com tranquilidade programas pesados de edição de imagem e vídeo.

Comprar Notebook – Sistema Operacional (SO)

O sistema operacional mais comum é do Windows. Ele serve tanto em notebooks para uso doméstico ou para trabalho de forma geral.

Já o sistema Linux é o favorito para programadores de sistemas, pois pode-se desenvolver aplicações, sites e programas preocupando-se menos, pois o Ubuntu, que roda no Linux não é alvo de vírus. Porém, se você quiser instalar programas comuns, ele pode se tornar um empecilho.

MacBook da Apple

O MacBook, da Apple, tem um sistema totalmente diferenciado, isso até em seus comandos de teclado – o que pode se tornar uma dificuldade para quem não tem hábito com as máquinas. Eles são resistentes, com processadores e memórias caras, sendo o que o preço de um MacBook pode variar de 4 a 15 mil reais.

Pela sua potência, esse é um tipo de notebook para uso profissional, utilizado para edição de vídeo, áudio e imagens.

Melhor notebook para uso doméstico

Se for um notebook para uso pessoal, para estudar, ler, ver filmes e navegar na internet, opte sempre por um computador com bom HD – este sim é a memória do computador.

Quanto maior a memória, mais capacidade para armazenar fotos, vídeos, filmes, seriados etc.

Notebook 2 em 1 – Compensa comprar?

Atualmente, muitos notebooks vêm sendo fabricados para serem híbridos, transformando-se em tablets também, sensíveis ao toque, etc. (notebooks 2 em 1). Estes adicionais encarecem o valor do notebook, portanto, pense bastante e analise os itens mencionados acima.

Muitas vezes, levados pelo design, esquecemos de observar se o processador não está defasado, por exemplo, o que pode trazer muita dor de cabeça posteriormente. Atentando-se a estes detalhes e buscando marcas que têm boa avaliação do público, você garantirá um notebook bom e por bastante tempo!

*Bônus: Assista ao vídeo abaixo, em que o Vittor Cuba do canal NanoGamingBR dá dicas de como comprar um notebook bom, falando sobre processador, memória, placa-mãe, placa de vídeo e muito mais:

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.