Como Trabalhar com Foto e Filmagem?

Veja como trabalhar com foto e filmagem na sua cidade ou região…

O primeiro passo de quem termina um curso de fotografia e filmagem é procurar trabalho nessa área. Mas nem sempre é fácil conseguir um trabalho logo de cara. Pior ainda é aceitar um trabalho, mas não conseguir cumprir por não estar preparado para atuar na área.

Isso é mais comum do que parece, pois muitas pessoas mergulham de cabeça em um determinado assunto, mas se esquecem que há alguns requisitos para ser um bom profissional de fotografia e filmagem.

 

Como Trabalhar com Foto e Filmagem?

 

 Como trabalhar com foto e filmagem?

Se você quer ser um ótimo profissional de foto e filmagem, mas não sabe por onde começar, confira a seguir algumas dicas de como se dar bem nesta profissão e ter sempre trabalhos à disposição:

Defina seus objetivos como profissional

Definir um objetivo é como traçar uma estratégia de trabalho. É através dessa definição que você irá atuar dentro do ramo profissional, por exemplo, se você gostar de fotografar e filmar crianças, seu objetivo profissional será festas infantis, batizados, ensaios fotográficos infantis, entre outros do tipo.

Essa definição é chamada de nicho de mercado, que não dita necessariamente que você tem que atuar apenas com um objetivo. Muitos profissionais atuam em diversos nichos, como casamentos, temas infantis, ensaios para gestante, entre outras modalidades.

Contudo, com a experiência você terá certeza da sua especialização, mas no começo, traçar um objetivo pode facilitar na hora de encontrar trabalho.

Conheça seu público alvo

Conhecer o público alvo do nicho pretendido faz toda diferença, pois você não conseguirá trabalho para fotografar e filmar um casamento oferecendo seu serviço para um casal recém-casado.

Você deve ser bastante específico para definir seu público alvo, por isso defina quem são seus clientes em potencial, onde moram, qual é o nível da renda deles, os estilos de vida e seus interesses. Essas informações te ajudará a filtrar seus clientes e a realizar propagandas de marketing voltadas exclusivamente para quem você pretende fisgar.

   
 

Defina o valor cobrado por cada serviço

O valor dos serviços realizados por você devem calculados primeiramente de acordo com os seus gastos. Liste todos os gastos que você tem ao realizar cada serviço e coloque uma margem de lucro em cada um deles. Dessa forma você terá o valor que você pretende cobrar por cada foto e filmagem.

 

Como trabalhar com foto e filmagem?

 

Utilize as redes sociais

A tecnologia está a sua disposição, por isso utilize o máximo que puder a seu favor. Divulgar o seu trabalho nas redes sociais é apenas um dos passos, mas é preciso ter uma abordagem mais significativa para atingir seus possíveis clientes, se não você será apenas mais um profissional oferecendo serviços.

Para utilizar as redes sociais a seu favor, crie páginas, grupos com um layout que será a sua marca como profissional. Nesse ambiente, você precisará ter a disposição de seus clientes algumas fotos e filmagens para que eles possam conhecer seu portfólio.

Invista nas ferramentas certas

Embora esse tópico apareça por último, ele é um dos mais importantes para um bom profissional de fotografia e filmagem que espera ter sempre trabalhos à disposição. Isso porque com as ferramentas certas o resultado do trabalho é mais que satisfatório.

Ninguém espera contratar um serviço de fotografia e filmagem e depois se deparar com imagens ruins por falta de ferramentas corretas. Por isso, invista minimamente em uma câmera de qualidade e uma ótima filmadora. O ideal é ter sempre um item reserva dos dois aparelhos, caso você tenha algum problema durante uma filmagem ou ensaio fotográfico.

Mas não pare por aí, assim que você puder invista em itens importantes para um bom profissional, como lentes, flash, HD externo, computador e impressora, pilhas recarregáveis e seus respectivos carregadores, cartões de memória, site para hospedar sua empresa e software para a edição de imagens.