Cartão de Crédito com Senha precisa de Identidade?

Com o objetivo de evitar cobranças indevidas, todas as medidas para garantir a segurança do titular do cartão devem ser providenciadas. As fraudes com o cartão de crédito são muito comuns especialmente em lojas virtuais.

À medida que o consumidor se acostuma com as compras online, ele também se torna um alvo fácil de cibercriminosos. Mas esses problemas podem ocorrer de muitas outras formas, como por exemplo, a clonagem de tarja e o uso do cartão no exterior.

Em países como Estados Unidos, por exemplo, o número de máquinas que leem chip ainda são a minoria.

cartao de credito com senha golpes fraudes cuidados

Cartões de Crédito com Senha

Cartão de crédito com senha precisa de identidade?

Imagine o prejuízo no qual pode chegar o verdadeiro dono do cartão, em função das altas taxas de compras intencionais (IOF), e pelo fato do valor ser cobrado em moeda estrangeira. Já no Brasil, o número de transações que são feitas com cartões com chip são de 85%, isto ajuda muito a inibir a clonagem, porém não é a solução definitiva para o problema.

Clientes que utilizam a função débito automático devem se manter sempre atentos a fatura para saber pelo que está pagando, e se você desconfiar de alguma alteração, pode entrar em contato com a administradora para solicitar o estorno.

Sobre a questão da identidade, a loja pode exigir que o cliente apresente o documento sempre que julgar necessário. Algumas ainda pegam dados para cadastro, porém, neste caso, o cliente não é obrigado a fornecê-los.

Os eventuais prejuízos decorrentes de operações fraudulentas podem ser de responsabilidade do estabelecimento caso o processo não seja feito dentro das normas. É direito do consumidor de contestar a cobrança que pode ocorrer mesmo que ele não tenha aderido aos seguros de roubo e perda da administradora.

Como devo proceder ao verificar pagamentos não identificados em minha fatura?

O primeiro passo para o cliente é entrar em contato com a empresa para avisá-la, tentar fazer o cancelamento, além da emissão de um novo boleto para pagamento onde deverá arcar apenas com os valores que reconhece.

Para o caso de compras feitas no exterior, a empresa também irá descontar o valor de variação cambial e IOF (imposto sobre operações financeiras). O reembolso é feito o mais rápido possível.

Ao identificar o problema também é importante que você se dirija a uma delegacia para fazer o registro de um boletim de ocorrência. Caso você perceba algo diferente só depois que realizou o pagamento da fatura, o valor pode ser devolvido em dobro, e isso não é aplicado apenas ao valor de sua compra, mas também de todos os impostos cobrados sobre ela.

Se a empresa insistir em cobrar do cliente o valor total da fatura, terá que provar que os gastos contidos nela foram feitos por ele.

fraudes-cartoes-credito-loja-virtual

Como evitar fraudes no cartão de crédito

Dicas para evitar fraudes no cartão de crédito

  • Procure guardar sempre, todos os cupons, recibos e protocolos, pois eles podem ser úteis em uma situação do tipo;
  • Ao fazer compras em lojas físicas, certifique-se de que ninguém está olhando a sua senha;
  • Em cartões que não possuem chips, necessitando de assinatura, verifique o recibo antes de fazê-la;
  • Para compras com o cartão na internet é importante que você crie senhas fortes e difíceis de serem quebradas. Utilize caracteres minúsculos, maiúsculos e especiais do tipo ” * & % # @” se possível;
  • Verifique se o bloqueador de pop-ups do seu navegador está ativo;
  • Os antivírus e softwares que cuidam da proteção do seu computador deve estar sempre atualizado;
  • Muitos bancos oferecem a função de alertas via SMS sempre que alguma transação é feita com o seu cartão de crédito, desta forma fica muito mais fácil identificar quando ocorreram operações que não foram feitas por você;
  • Verifique a procedência dos sites no qual você está fazendo as suas compras, assim também como a idoneidade da empresa buscando por informações como CNPJ, e em sites de reclamações pela internet;
  • Nunca empreste o seu cartão a ninguém.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.