Dataprev: O que é? Como Funciona?

Dataprev – Saiba o que é e como ela funciona…

A Dataprev é um empresa publica de tecnologia da informação, Criada, através da fusão dos centros de processamento de dados dos institutos de previdência já existentes, na data de 11 de novembro de 1974 através da lei nº 6125 inicialmente com o nome de Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social.

Ela é vinculada ao ministério da fazenda de caráter jurídico de direito privado. Hoje sendo sua composição acionário de 51% da União Federal e 49% do INSS(Instituto Nacional de Seguro Social).

Dataprev: O que é? Como Funciona?

Dataprev: O que é? Como Funciona?

Dataprev: O que é? Como funciona?

A Dataprev fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação, aprimorando a execução de politicas sociais. Dentre esses serviços podemos encontrar:

  • Inteligência de Negócios;
  • Operação e Suporte;
  • Hosting e Nuvem;
  • Hospedagem;
  • Consultoria;
  • Correio eletrônico.

Sua sede se encontra em Brasília e sua estrutura oferece suporte a todo o país. A Dataprev possui três data centers alocados em Brasília, com 257 M², Rio de Janeiro, com 1028 M², e São Paulo, com 384 M², além de cinco unidades de desenvolvimento de softwares que ficam no Ceara, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

   
 

A Dataprev conta também com um espaço de Armazenamento de 10 Petabytes, consultado em 25 de maio de 2017, equivalente a 1e+7 Gigabytes, que significa uma grande quantidade de dados e informações a serem trabalhadas dentro de seus bancos de dados.

Serviços prestados

Hoje presente na vida de milhões de brasileiros, a Datapreve prove serviços a programas estratégicos e sociais do governo federal, sendo um desses serviços, o processamento de cerca de 34,5 milhões(que só é possível graças ao seu grande espaço de armazenamento de pagamentos de benefícios e a responsabilidade da aplicação online que faz liberação de seguro-desemprego.

Além disso, ela também responde pelas funcionalidades dos programas que executam na maior rede de atendimento publico do país, somando as agências da Previdência Social e os postos do SINE(Sistema Nacional de Emprego).

CNIS

A Dataprev atua também no Cadastro Nacional de Informações Sociais(CNIS), permitindo a concessão automática de vários direitos sociais como aposentadorias ou salário-maternidade, através da gestão e guarda dos dados e informações.
Os clientes atuais da Dataprev são:

  • Instituto nacional do Seguro Social(INSS), prestando serviços de tecnologia da informação;
  • Secretaria da Receita Federal do Brasil(SRFB) e Ministério da Previdência Social(MPS), com serviços especializados de Tecnologia da informação;
  • Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), com modernização tecnológica dos sistemas de informação, sendo desenvolvimento, manutenção, operação e a sustentação dos mesmos;
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), com a concessão de uso da infraestrutura computacional para tratamento de qualidade dos dados;
  • Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional(PGFN), com serviços de produção de sistemas, desenvolvimento e manutenção, diagnósticos e proposição de soluções.
 




Deixe um Comentário