Casa de Repouso para Idosos: Vantagens e Desvantagens

Confira as vantagens e desvantagens de uma casa de repouso para idosos…

A ideia de se internar um idoso em um casa de repouso é algo que costuma gerar uma série de questionamentos. A situação pode se tornar ainda mais conflituosa se a pessoa em questão for alguém da própria família.

Em contrapartida, há quem consiga enxergar o lado bom desse tipo de estabelecimento, de forma que alguns indivíduos se posicionam de modo favorável à sua adoção.

 

Casa de Repouso para Idosos: Vantagens e Desvantagens

Casa de Repouso para Idosos: Vantagens e Desvantagens

Por se tratar de uma decisão bastante delicada, é importante que se analise os lados positivos e negativos que podem envolvê-la. Assim sendo, listamos as vantagens e desvantagens de se confiar os cuidados de alguém a uma casa de idosos.

Vantagens da Casa de Repouso

Auxílio em tarefas básicas:

Com o avançar da idade, algumas pessoas podem sentir grande dificuldade quanto à execução de atividades simples, como aquelas relacionadas à própria higiene, por exemplo. Na casa de repouso há sempre uma equipe com diversos profissionais que se encarregarão de promover estímulos a esses idosos.

Além disso, para os internos que já não respondem fisicamente aos tratamentos destinados à promoção da locomoção, existem colaboradores que prestam auxílio em todas as tarefas.

Amparo na ausência de familiares:

Seja pelo fato do idoso não possuir familiares vivos ou até mesmo pela impossibilidade da família em ajudá-lo, esse estabelecimento surge como uma opção segura no que diz respeito a amparar as pessoas com idade avançada.

   
 

Até mesmo o convívio com outras pessoas em situação semelhante pode ser um modo de se evitar a solidão do interno. Com isso, o indivíduo atendido poderá sentir-se novamente integrado ao convívio social, algo indispensável para qualquer pessoa.

Atendimento de emergência:

Para os idosos que encontram-se acamados e necessitando de monitoramento médico constante, a casa de repouso é uma escolha acertada. Isso se deve ao fato do local conter profissionais de saúde.

No seio familiar, esse tipo de cuidado pode se tornar complicado em razão da falta de conhecimento técnico dos familiares. Em alguns estabelecimentos, contudo, há dispositivos estrategicamente instalados para que os idosos alertem quando não sentirem-se bem.

 

Casa de Repouso para Idosos: Vantagens e Desvantagens

Desvantagens da Casa de Repouso

Isolamento do mundo exterior:

Mesmo que uma casa de repouso forneça todo o aparato necessário ao bom convívio dos idosos, isso não impede que os internos sintam-se solitários, sobretudo pelo fato da rotina ser modificada de forma profunda.

Mesmo com a realização de atividades exteriores, corre-se o risco de se manter o idoso um pouco distante da realidade exterior a esse tipo de casa.

Saudades da família:

Embora seja algo triste, alguns familiares podem relegar o exclusivo cuidado com o idoso aos profissionais da casa de repouso. A saudade, nesses casos, pode surgir de forma intensa, o que é compreensível.

Doenças como a depressão podem surgir em decorrência do isolamento familiar vivenciado pelo interno.

Descontentamento por parte do idoso:

Aceitar uma modificação como a mudança de lar é algo especialmente difícil para quem passa a residir em uma casa de repouso. Tal insatisfação decorre de bruscas alterações no modo como se vive, o que pode resultar em um constante estado de desajuste, refletindo no estado emocional do interno.

 




Deixe um Comentário