É chegar o verão que começamos a ouvir quais medidas devemos tomar para evitar a dengue e o que fazer caso surjam os sintomas.
Mas afinal, você sabe o que é a dengue? Não? Então confira agora… Veja também quais as causas, sintomas e tratamento dessa doença:
O que é a Dengue?
Trata-se de uma doença infecciosa, transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. O mosquito chegou ao Brasil através dos navios negreiros quando ainda éramos colônia portuguesa, e se reproduz na água parada. Por isso, devemos evitar esse hábito em nossas casas.
Existem dois tipos de dengue:
Dengue clássica X Dengue hemorrágica
A dengue clássica dura de 5 a 7 dias e assemelha-se a uma gripe. Já a hemorrágica apresenta um quadro de saúde mais grave, pois causa alterações na coagulação do sangue do doente.
No começo, ambas apresentam os mesmos sintomas, porém, a partir do quarto dia, em caso de dengue hemorrágica, o paciente passa a apresentar sangramentos que podem ocorrer nas gengivas, nariz ou até mesmo nos órgãos internos, o que pode levar à morte se não tratado imediatamente.
Causas da Dengue
O mosquito pica alguém contaminado e dentro de 10 a 14 dias está apto a transmitir o vírus à próxima pessoa que picar. Dentro de 3 a 15 dias, a doença começará a se manifestar nesse outro indivíduo que foi picado.
Como saber se é o mosquito da dengue?
O Aedes aegypti é um mosquito preto ou marrom que apresenta listras brancas. Normalmente sai à “caça” nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, com voos normalmente abaixo de 1 metro de altura.
Sintomas da Dengue
Tudo começa com uma dor de cabeça, mais precisamente na parte de trás dos olhos. A febre de 30 a 40ºC surge repentinamente. O corpo dói como se estivesse no início de uma gripe e esse mal estar vem acompanhado de náuseas, tontura e falta de apetite.
No caso da dengue hemorrágica, esses sintomas vêm acompanhados de sangramentos nasais e queda de pressão.
Tratamento da Dengue
Se você apresentar pelo menos três dos sintomas descritos acima, evite a automedicação com analgésicos e vá imediatamente ao médico. No caso da dengue hemorrágica, o paciente permanecerá internado para medicação intravenosa.