Zika Vírus: Causas, Sintomas e Tratamentos

O Zika Vírus consiste em uma infecção. Ela é provocada pelo Vírus ZIKV, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é o responsável por transmitir doenças como a Dengue e a Febre Chikungunya.

zika virus causas sintomas tratamento microcefalia

Zika Vírus – Causas, Sintomas e Tratamentos

Zika Vírus – Causas

O contágio ocorre, principalmente, por meio do mosquito Aedes aegypti. Após esse inseto picar uma pessoa contaminada, ele possui a capacidade de transportar o vírus durante toda a vida, passando dessa forma a enfermidade para indivíduos que ainda não desenvolveram anticorpos contra ele.

Até onde era sabido, o Zika Vírus não seria transmissível de indivíduo para indivíduo. No entanto, recentemente foi levantada a hipótese de que o vírus também poderia ser transmitido através de contato sexual, com relatos de casos ocorridos nos Estados Unidos, o que gerou enorme preocupação na OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além disso, a FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou nesta sexta, 05, que foi detectada a presença do vírus zika ativo (com potencial de infecção) na saliva e na urina, mas ainda não são capazes de afirmar se há ou não a possibilidade de contaminação através do beijo, por exemplo.

Transmissão do Vírus Zika

A transmissão da Zika dificilmente acontece em regiões de temperaturas baixas, sendo assim, é normal que essa doença se prolifere em locais onde a temperatura gira em torno de 30° ou um pouco mais. Não por acaso, países localizados em áreas tropicais e subtropicais são os mais afetados.

O ciclo de transmissão do vírus zika inicia quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em locais que contenham água. Após saírem dos ovos, as larvas permanecem por um período de cerca de sete dias. Depois desse processo, elas se transformam em mosquitos adultos, aptos para picar as pessoas.

O mosquito Aedes aegypti tem o hábito de picar durante os primeiros instantes da manhã e nos instantes finais da tarde, horários em que o sol não se apresenta tão intenso.
A picada do Aedes aegypti é indolor e não deixa coceira, fato esse que facilita a transmissão.

Sintomas do Zika Vírus

Os sintomas da Zika são semelhantes aos da Dengue. Eles compreendem febre baixa, mialgia (dor nos músculos), dor nas articulações dos pés e mãos, e algumas feridas na pele, geralmente acompanhadas por coceiras.

Além disso, a doença conta com alguns sintomas raros que envolvem diarreia, dor na região do abdômen, constipação, conjuntivite e fotofobia, que consiste em uma sensação de dor e desconforto nos olhos ao entrar em locais demasiadamente iluminados.

Vírus Zika – Tratamentos

Essa doença não possui uma cura específica, mas sim tratamentos sintomáticos, ou seja, que atingem os sintomas específicos dela. As pessoas que foram afetadas pelo Zika Vírus podem fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Os sintomas desaparecem de forma espontânea entre quatro ou sete dias.

Entretanto, vale ressaltar que é indispensável a consulta com um médico, para avaliar bem o seu caso e receitar, assim, o melhor tratamento para combater o vírus.

Meios de prevenção contra o Zika Vírus

A melhor alternativa ainda é se prevenir. Para isso, é pertinente combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti jogando fora pneus velhos, despejando lixo em locais adequados, não deixando água parada em recipientes, entre outros cuidados.

Além disso, devido às recentes suspeitas dos pesquisadores, é recomendável utilizar sempre camisinha nas relações sexuais – principalmente se a mulher estiver grávida, em razão da possível correlação entre o vírus zika e a microcefalia.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.