Teste de Velocidade da Internet: Onde Fazer?

Veja onde fazer um teste de velocidade da sua internet…

Nem sempre a velocidade de internet indicada no pacote de uma empresa de telecomunicações e internet é a verdadeira velocidade da conexão que chega na casa do cliente.

Diversos fatores podem influenciar na qualidade do serviço, como equipamentos antigos, tais como modens e roteadores; configurações de rede desatualizadas e até mesmo interferências na rede. Para não comprar gato por lebre, existem diversos sites e softwares que permitem verificar o quão rápido está a sua conexão.

 

Teste de Velocidade da Internet: Onde Fazer?

 

 Teste de velocidade da internet: Onde fazer?

Existem diversos sites que permitem realizar o teste de velocidade de internet no próprio navegador, ou seja, sem realizar o download de nenhum programa. A maioria deles permite obter informações sobre a latência (também conhecida como ping), velocidade de download e velocidade de upload da sua conexão; parâmetros esses que são importantíssimos na determinação do desempenho da internet.

Um dos sites que oferecem o teste de velocidade é o Fast. Desenvolvido pela Netflix, a famosa plataforma de filmes e séries, o site oferece uma consulta rápida e simples, na qual apenas a informação sobre a velocidade de download é indicada ao usuário. Compatível com qualquer aparelho que acesse ao navegador da internet o site garante ter uma cobertura global.

   
 

Um outro site com bastante reconhecimento no mundo digital é o TecMundo. O site de informação sobre produtos eletrônicos e conteúdo digital possui seu próprio testador de velocidade chamado Velocímetro do Tecmundo.

O usuário pode optar por escolher o servidor de teste manualmente ou deixar que o site o escolha automaticamente e além das informações sobre a velocidade, o Velocímetro do Tecmundo também informa o IP e as versões de Sistema Operacional e Navegador do usuário para facilitar a vida de quem deseja entrar em contato com o provedor de internet para uma possível reclamação.

Teste de velocidade da banda larga de internet

Um outro bom site para testar a conexão é o Minha conexão. Com um serviço mais completo o site também oferece uma análise a longo prazo. O site é capaz de armazenar e gerar um gráfico a partir do histórico de testes anteriores. Com isso, o usuário pode identificar um problema rotineiro ou até mesmo utilizar o recurso como uma evidência de que há algo de errado com a velocidade de sua internet.

Uma outra alternativa para mobiles (smartphones e tablets) realizarem um teste de velocidade é por meio dos aplicativos. A maioria deles estão disponíveis gratuitamente nas lojas da Apple, Google ou Microsoft; e permitem testar a velocidade de uma conexão Wi-fi e até mesmo de dados móveis, como 3G e 4G.

Uma boa dica para quem está buscando monitorar sua conexão é realizar os testes em diferente sites e aplicativos para que se possa montar uma base de comparação.

Conclusão

Portanto, há diversas opções para o usuário que pretende fazer um teste de velocidade da sua internet. Escolher um site para tal depende da necessidade e quantidade de informações que o usuário busca: há plataformas que oferecem uma análise mais simples e outras fornecem um serviço mais completo.

Seja qual for a sua escolha, a velocidade obtida nos testes deve ser compatível com aquela prometida por seu provedor caso contrário não hesite em fazer uma reclamação.