Telegram: O que é? Como Funciona?

Telegram: Saiba o que é e como ele funciona…

Se você faz parte da esmagadora maioria dos usuários de smartphone super conectados, provavelmente tem o WhatsApp instalado no seu aparelho de celular, né? Mas e o Telegram, você conhece?

Apesar de não tão popular quanto o famoso “zap”, esse aplicativo pode ser considerado um dos seus principais concorrentes e vem ganhando bastante notoriedade e admiradores pelo mundo digital.

Telegram: O que é? Como funciona?

 Telegram: O que é? Como funciona?

A proposta do Telegram é parecida com o que estamos acostumados a ver nos aplicativos do gênero: sua principal função é a troca de mensagens instantâneas, possibilitadas por uma conexão à internet, que pode ser a cabo (no caso dos aparelhos desktop), por pacote de dados, ou wi-fi. O Telegram também está disponível para praticamente todos os tipos de dispositivos – móveis ou não – e sistemas operacionais – Android, IOS, Windows Phone, Windows, Linux e etc.

Cadastro

Todo o processo de cadastro e funcionamento do Telegram é semelhante ao do seu rival, WhatsApp. Simples e prático de utilizar, após instalá-lo e abri-lo, você receberá a instrução de digitar seu número e confirmá-lo. Depois disso, é só começar a adicionar seus contatos e trocar mensagens e chamadas com eles. Também é possível receber fotos, vídeos e criar grupos.

   
 

Diferencial

Apesar de toda a sua estrutura similar aos dos demais aplicativos, o Telegram possui suas particularidades e pontos fortes que os torna diferente dos outros. Para que você consiga conhecer alguns deles e avaliar se vale a pena experimentá-lo, selecionamos os principais diferenciais se comparado ao WhatsApp:

1. Maior segurança

Muitos recursos fazem a gente perceber que um dos maiores focos do Telegram é na segurança e privacidade. Nele é permitido colocar uma senha que bloqueia suas conversas para que apenas você consiga ter acesso; existe uma função de autodestruição que apaga todos os seus dados após um determinado tempo em que o app fica sem ser utilizado (esse tempo é o usuário que estipula através de configuração); e há até a possibilidade de criar um chat secreto com alguém específico, que pode ser automaticamente apagado depois de um prazo igualmente determinado.

2. Uso de Gifs e Stickers

Esse é um detalhe que faz a cabeça dos que gostam de uma conversa leve e divertida. Além dos famigerados emojis, o Telegram também suporta gifs animados em suas conversas. Além disso, o aplicativo possui um pacote de stickers para uso, que são adesivos animados parecidos com aqueles do facebook, sabe?

3. Praticidade com os áudios

Dois recursos no envio do áudio tornam o Telegram ainda mais funcional. Com ele dá para gravar sua mensagem com o botão de gravação travado, sem a necessidade de ter que ficar pressionando enquanto fala, e também é possível ouvir toda a mensagem que você gravou antes de enviá-la de fato ao destinatário.

Como se já não fosse o bastante, um bônus é o fato de que você consegue reproduzir os áudios recebidos em sequência, sem ter que ficar clicando em cada um deles por vez. Útil, não?