Sisu: veja como esse programa pode te ajudar a estudar!

Aprenda tudo sobre o sisu e como ele pode fazer com que você consiga vagas em cursos técnicos sem pagar por isso.

Estudar hoje em dia, virou um grande desafio, uma vez que o preço dos cursos está cada vez mais caro. Mas o governo tem um sistema que pode ajudar bastante nisso.

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é uma ferramenta criada pelo ministério da educação (MEC) para organizar o oferecimento de bolsas de estudo para alunos inscritos no programa, usando como critério de seleção a nota do Enem (Exame Nacional do ensino médio).

Com este e outros programas de inclusão estudantil como o Prouni e o Pronatec, o governo federal está realizando um esforço nunca antes visto na história do país para popularizar o ensino superior e técnico. Se você estava esperando uma boa chance de começar a estudar, não espere mais!

sisu como funciona inscricoes abertas

Sisu – O que é e como funciona, inscrições etc.

Como participar do Sisu?

Para começar, é necessário ter feito o ENEM (exame nacional do ensino médio) do último ano, e depois disso fazer seu cadastro no site do Sisu. Fazendo seu cadastro você escolhe os cursos que tem interesse de fazer, usando então sua nota do ENEM para verificar sua colocação.

É importante salientar que as políticas de inclusão como cotas raciais e egressos de escolas públicas são computados de forma diferente no SISU, sendo oferecidos “pontos bônus” para estes candidatos ao invés de cotas de vagas especificas.

É muito importante oferecer todos os dados necessários para o Sisu, especialmente o número de inscrição do ENEM, sem o qual seu cadastro não será concluído. Além do mais, é importante manter a veracidade de todos os dados, pois quaisquer alterações de dados para eventualmente aumentar suas chances de ser selecionado serão prontamente localizadas e o candidato, excluído do programa.

A maior vantagem do programa é que, com um único exame e inscrição, você se tornará apto a concorrer em uma infinidade de faculdades estaduais, federais e particulares, que oferecem suas vagas por meio do programa.

Como fazer a inscrição no Sisu

É tudo muito simples. A inscrição no Sisu pode ser feita simultaneamente com o PROUNI, entretanto o aluno deve escolher, caso seja selecionado pelos dois programas para universidades públicas, você deverá abrir mão de uma das vagas, pois nenhum aluno pode fazer duas faculdades públicas gratuitas simultaneamente.

Também é importante lembrar que caso você tenha sido escolhido para fazer o curso que marcou como primeira opção, seu nome será retirado do sistema durante esta edição, não podendo trocar para a sua segunda opção. Ou seja, pense na ordem na qual você colocará seus cursos na lista.

Em edições anteriores foi possível verificar o posicionamento na lista e a nota de corte, que permitia que a ansiedade do candidato fosse um pouco menor. Esperamos que a função seja mantida nas edições 2015-2016 do Sisu. Outro detalhe é que para concorrer à segunda chamada, não é necessário fazer nenhum cadastro adicional.

Caso você tenha sido selecionado, informe-se na instituição o prazo da matrícula e quais documentos são necessários para tal. Se a matrícula não for efetivada, você será contato como desistente e sua vaga será ocupada por outra pessoa da segunda chamada. Não perca tempo e corra atrás dos seus sonhos!

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam fazer sua inscrição com sucesso ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários ok? Até a próxima!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.