Sinesp Cidadão: O que é? Como funciona?

Sinesp Cidadão: inovação e segurança em um só clique!

O Sinesp Cidadão é um aplicativo para celular lançado com o intuito de que qualquer pessoa física possa verificar e acessar os serviços disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

sinesp cidadao consultar placa de veiculo

Sinesp Cidadão – Consultar placa de veículo

Como funciona o Sinesp Cidadão?

Por muitas vezes, você deve ter se deparado com um carro na sua rua que permaneceu parado por tanto tempo, que houve princípio de crescimento de grama ao seu redor. Então, você deve ter parado para pensar: De quem é esse carro? Por que ele está aqui? Será que é roubado? E é essa última pergunta que é sanada pelo uso do aplicativo para celular.

Esse aplicativo faz a verificação imediata da situação do carro em questão. Com conexão à internet, o aplicativo se configura junto ao banco de dados do governo para sanar as dúvidas sobre a situação legal em que se encontra o veículo.

Consultar veículo pela placa

E o melhor disso tudo é que apenas saber a placa do carro é necessário para a verificação. Ele também é importante na verificação de placas clonadas – esquema muito comum que ocorre no país. Ao informar a placa do carro, o sistema informa se está tudo OK ou, caso não esteja, lança informação exemplificando quais os problemas que envolvem o veículo.

O fato de esse aplicativo estar em serviço, possibilita também à pessoa física maior segurança em adquirir um carro legal na hora de sua compra. Muitas vezes, compradores ansiosos pelos preços atraentes “se jogam de cabeça” – como no ditado popular – sem antes saber a situação em que se encontra o veículo.

Com o Sinesp Cidadão, apenas relatando as informações no aplicativo, o futuro comprador terá tudo detalhado para comprar com segurança seu futuro carro.

Onde baixar e como usar o Sinesp Cidadão

O aplicativo pode ser baixado em qualquer loja de aplicativos disponível (sendo iOS, Android e Windows Phone), ali você informa a placa do veículo em questão e todas as informação aparecerão de imediato sem qualquer dificuldade.

A grande vantagem do desenvolvimento do Sinesp Cidadão é a facilidade para manusear o aplicativo.

A nova função do Sinesp Cidadão

Com a nova atualização do aplicativo desde seu lançamento, é possível realizar uma pesquisa de pessoas por meio do aplicativo, ou seja, pessoas com mandados de prisão ainda não cumpridos.

O uso é muito simples e de fácil entendimento: a função Mandado de Prisão está ali especificada, então você poderá verificar por meio do nome da pessoa, nome da mãe ou com o número de qualquer documento (RG, CPF ou título de eleitor) a situação legal da pessoa determinada.

O Sinesp Cidadão tem a grande função de auxiliar a polícia na prisão dos suspeitos e dos cidadãos auxiliarem uns aos outros para recuperar um veículo furtado, por exemplo. Ele abre as portas documentais da população para que a segurança seja aumentada e cada olho na rua seja os olhos da polícia, que precisa patrulhar em prol do nem estar de um grande número de pessoas.

Porém, a Secretaria criadora do site adverte para que o cidadão não aborde carros ou pessoas suspeitas após a consulta. A recomendação é ligar imediatamente para o 190, informar seus dados e aguardar até a chegada da equipe.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.