Sicoob: O que é? Como Funciona?

Sicoob: Veja o que é e como ele funciona…

O Sicoob é considerado um dos maiores sistemas financeiros funcionando no Brasil. Trata-se de uma união entre cooperativas que atuam no setor financeiro junto a empresas do ramo. Todas essas cooperativas e empresas trabalhando juntas conseguem oferecer diversos produtos financeiros como: conta-corrente, cartão de crédito/débito, plano de previdência, seguro, empréstimo, débito eletrônico, transações informatizadas, dentre outros.

Ou seja, funciona de forma completa como diversos bancos, mas este serviço não é propriamente de nenhum banco. Neste sistema de cooperativa financeira é o cliente que detém o poder, participando diretamente dos resultados obtidos nesta parceria.

Sicoob: O que é? Como Funciona?

Sicoob: O que é? Como Funciona?

Sicoob: O que é? Como funciona?

De acordo com a legislação cooperativista, este tipo de serviço funciona como uma cooperativa em nível de terceiro grau. Quem afirma isso é a “Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda“, e como instituição, detém o poder sendo uma personalidade jurídica própria. Toda a organização e padronização da integração operacional, supervisão, normativa, financeiro, marketing e tecnologia, são de interesse da marca Sicoob.

Através da confederação, a união das cooperativas no setor de crédito do Sicoob ligados ao primeiro e segundo nível, possuem acesso a diversos serviços como: ouvidoria, auditoria (direta e indireta), capacitação de pessoas, associado, gestão empresarial e soluções tecnológicas que incluem o “Sistema de Informática do Sicoob” – Sisbr, desenvolvido em 2001.

   
 

O Sisbr é constituído de uma integração de forma ampla, com todos os membros da parceria ligados de forma nacional. Desta forma as cooperativas estão interligadas diretamente, com a utilização de tecnologia avançada e uma infraestrutura de primeiro nível na tomada deste grande negócio.

Como Funciona o Sicoob?

Se você tem interesse em participar da cooperativa você deverá ter em mente o quanto está disposto a poupar mensalmente em uma conta do tipo “capital social”. Isso é denominado como integração de capital de forma mensal, pois o sócio da cooperativa passa a ser integrado a ela através do capital investido. Logo após a primeira integralização do valor investido você passará a ter acesso pleno a todos os tipos de serviços disponíveis junto às cooperativas. Levando em conta o volume do valor investido e em pleno crescimento, seus limites de créditos também irão se expandir.

Quanto mais você conseguir poupar, maiores serão seus créditos. Antes de decidir qual o valor que você irá investir mensalmente, é interessante planejar de forma serena visando o futuro a médio e longo prazo, sem perturbar sua ordem financeira familiar. Existe uma ferramenta chamada “Plano de Investimento Pessoal” que irá lhe ajudar com essa questão. Essa ferramenta pode ser acessa diretamente neste endereço: http://www.sicoobcosae.org.br/simulacao_investimento_form.asp?aba=investimentos para um planejamento profissional.

Os valores descontados relacionado com as parcelas de integralização do capital investido e as parcelas de valores de empréstimos irão acontecer em folha de pagamento. Isso irá deixar essa relação mais prática e irá facilitar o pagamento e administração do patrimônio acumulado.

As principais dúvidas sobre o funcionamento deste serviço financeiro poderão ser tiradas através da página de perguntas frequentes: http://www.sicoobcosae.org.br/cta_frequentes.asp?aba=cta e através dos telefones: (12) 3042-2018 ou (12) 3943-4133.

Você também poderá acessar o endereço de email: [email protected]. O telefone da ouvidoria do é o 0800-725-0996 e o atendimento pessoal é realizado de segunda à sexta-feira das 9h às 17h. O ideal é que você que pretende passar por um atendimento pessoal faça uma agendamento com antecedência.