Sesc: O que é? Como funciona?

Sesc – Saiba o que é e veja como funciona esse serviço tão importante para a população…

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade privada que é mantida pelos empresários do comércio de bens e atuava no sentido de promover a melhora na qualidade de vida e na saúde de quem trabalhava na sua empresa. Atualmente opera a favor da comunidade geral nos setores de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com funcionamento em todos os estados brasileiros.

Fundado em setembro de 1946 e inaugurado em outubro de 1946, com a primeira unidade do Sesc no Rio de Janeiro. Era destinada ao combate à tuberculose e assistência à maternidade e infância. A partir de então começou a atuar em diversas áreas da saúde e em 1967 foi inaugurado seu primeiro centro de cultura e lazer. A partir de então, começou a se espalhar através das capitais brasileiras e de algumas cidades do interior.

Sesc O que é? Como funciona?

Sesc O que é? Como funciona?

Sesc: O que é? Como funciona?

Os serviços do Sesc são conhecidos por favorecer o desenvolvimento socioeconômico e cultural, promovendo uma melhor qualidade de vida para atender a comunidade em geral.

Para dar conta de atender diferentes regiões do Brasil, cada uma com suas características, a entidade conta com centenas de centros de atividades, unidades móveis, meios de hospedagem, sedes educacionais e consultórios.

   
 

O Sesc possui o objetivo de tornar acessível ao público os conhecimentos em todas as áreas do conhecimento, direito do cidadão como forma de transformação social. A entidade oferece o acesso à cursos de valorização social, pré-vestibulares, bibliotecas, salas de ciência, centros de atividades. O programa favorece a autonomia de cada aluno e estimula o aprendizado para todas as faixas etárias, desde cursos de alfabetização, até aos cursos de atualização profissional.

Sesc – Serviços de Saúde

A atuação de serviços na área da saúde é realizada pelo Sesc para promover assistência médica e realizar o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Também oferece projetos de educação para as áreas voltadas a saúde, promovendo conhecimentos nas áreas de nutrição, esportes e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A saúde sempre foi uma prioridade para o Sesc desde que foi fundado em 1946. O objetivo é levar a saúde como um direito ao cidadão para a maior área possível através de serviços médicos e sanitários, e assim, oferecer um ambiente saudável e propício a um melhor estilo de vida.

Um dos intuitos da entidade é democratizar o acesso a cultura para, promovendo exposições de artes plásticas, por intermédio do ArteSesc, bibliotecas, que podem ser nas sedes do Sesc ou em seus caminhões móveis, cinema, em exibições realizadas em oficinas e festivais, oferecendo diversas linguagens audiovisuais e programas de teatros que são realizados em palcos ou até mesmo na rua para garantir que todos possam ter acesso.

Para oferecer um melhor serviço a sociedade, o Sesc também costuma se aliar a outras instituições, sejam elas públicas ou privadas para garantir o acesso a seus serviços em demais regiões.