SENAI: O que é? Como Funciona?

SENAI: Saiba o que é e como ele funciona…

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi fundado no dia 22 de janeiro de 1942 pelo decreto-lei 4.048. Trata-se de uma das maiores instituições privadas de ensino do hemisfério sul. Possui cursos que englobam 28 áreas industriais, realiza a capacitação técnica de profissionais através de ensino técnico, superior, pós-graduação, aperfeiçoamento e qualificação.

Além disso, também prestam serviços tecnológicos para empresas e indústrias, com a intenção de promover o desenvolvimento tecnológico, tais como assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica, com o intuito de aumentar a competitividade das indústrias nacionais.

SENAI: O que é? Como funciona?

SENAI: O que é? Como funciona?

SENAI: O que é? Como funciona?

O SENAI também foi o responsável pela criação do UNIEP (Unidade de Educação Profissional), que permitiu uma maior inclusão das pessoas que possuem deficiências físicas, mentais, auditivas e visuais em programas de educação superior. Este programa foi se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje se tornou o PSAI (Programa SENAI de Ações Inclusivas), que incentiva a inclusão de mulheres, negros e índios nos programas de capacitação profissional.

   
 

A formação de profissionais também é dividida pela rede de certificação por competência para identificar os alunos que possuem um grau de conhecimento específico em determinada área, para que as indústrias possam dividir seus funcionários e lhes aplicar funções específicas.

Através do seu Programa de Ações Móveis (PAM) o SENAI também atende comunidades que estão presentes em qualquer região por meio de suas oficinas volantes de treinamento, estas possuem todas as ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento de suas atividades e recursos instrucionais. As unidades móveis possuem os cursos de eletrônica, panificação e confeitaria, construção civil, marcenaria e mecânica automotiva.

Cursos do SENAI

Os cursos à distância distribuídos pelo SENAI, foram criados em 2004 e atendem diversas áreas tecnológicas voltados para quem deseja crescer na carreira e ampliar seu currículo. São utilizadas tecnologias em um ambiente virtual com vídeos, animações e simulações junto com todo o material didático. O aluno ainda pode escolher qual o melhor horário para realizar as aulas, sem prejudicar suas outras tarefas diárias. Os cursos online requerem ainda que 20% da grade curricular seja realizada de forma presencial nas escolas.

O Senai oferece cursos apenas para formação profissional, mas através de políticas públicas e em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), foi possível integrar a formação básica para jovens junto com a formação técnica.

Pesquisa e Desenvolvimento

Junto com o Instituto de Inovação, o SENAI realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento e a formação de parques tecnológicos para aumentar a competitividade das indústrias nacionais, sejam ela de pequeno ou grande porte.

Para se inscrever no SENAI, basta ir até seu site oficial, selecionar a opção de se inscrever nos cursos pagos ou gratuitos, escolher o estado em que pretende realizar o curso e depois escolher entre os cursos existentes, sejam eles á distancia ou presenciais.