Scielo Acadêmico Brasil: O que é? Como Funciona?

Scielo Acadêmico Brasil – Conheça mais sobre esta plataforma…

Assim que ingressa em alguma faculdade, o estudante passa a ter contato com novas formas de se fazer pesquisas para trabalhos de ordem acadêmica. Assim sendo, além dos livros impressos e já consagrados, o universitário necessita de fontes confiáveis de pesquisa, algo que não pode se basear exclusivamente em se buscar conteúdo em buscadores convencionais.

É nesse momento que surge um verdadeiro oásis em se tratando de material confiável para embasar o projeto a ser feito: o Scielo Acadêmico, mais conhecido no país como Scielo Brasileiro.

Scielo Acadêmico Brasil: O que é? Como funciona?

Scielo Acadêmico Brasil: O que é? Como funciona?

 Scielo Acadêmico Brasil: O que é? Como funciona?

Pelas páginas do Scielo Academico estão dispostas uma infinidade de periódicos, artigos e demais materiais de grande utilidade para que o estudante, sobretudo universitário, consiga concluir pesquisas e coisas do tipo. Lá o conteúdo pode tanto ser pesquisado, quanto ser lido diretamente na página da plataforma, já que determinados trabalhos costumam ter lugares de destaque, de acordo com a relevância do que foi elaborado e posteriormente publicado.

Em se tratando da modalidade que permite com que o usuário pesquise sobre determinado tema, o Scielo Brasil oferece diversas formas de busca. O interessado em algum material pode recorrer a uma espécie de índice alfabético, podendo também obter resultados por meio da consulta de títulos, além de conseguir, caso deseje, encontrar o que necessita através do local de publicação. Estas são as formas mais comuns de se navegar pelo Scielo Academico, mas o site permite outras maneiras mais avançadas de se pesquisar conteúdos.

   
 

O acervo do Scielo Brasil contém mais de mil trabalhos acadêmicos em formato de periódicos, bem como 600 mil artigos de cunho científico em inúmeras áreas do saber. Tamanha capacidade de concentrar conteúdo se deve ao fato da plataforma ser alimentada mensalmente com novos e relevantes textos, a maioria fruto de projetos científicos já conhecidos. Assim sendo, o usuário tem sempre grandes chances de encontrar a maior parte de tudo o que precisa para realizar estudos e outras atividades relacionadas.

Grande variedade de conteúdos científicos

Embora o Scielo Acadêmico esteja repleto de conteúdos provenientes dos mais diversos tipos de campos da ciência, observa-se uma prevalência de trabalhos voltados à área da saúde em detrimento dos demais segmentos. No site há a presença de contribuições científicas de diversas partes do mundo, característica esta que torna o Scielo Acadêmico uma plataforma bastante completa de informações.

Todos os artigos e demais conteúdos são baixados em formato PDF e não há a necessidade de se criar qualquer tipo de cadastro prévio, ao contrário do que comumente se vê em plataformas de todos os tipos. A interface do site é considera intuitiva pela maior parte dos usuários, o que torna agradável a navegação pelo Scielo Brasil. Assim sendo, é comum que um determinado usuário recorra, sempre que houver necessidade, aos conteúdos que lá estão disponíveis.

A expressão “Scielo” é uma espécie de sigla em inglês, que em tradução livre para a língua portuguesa pode ser entendida como “Livraria Eletrônica Científica”. É importante destacar que a plataforma se comunica também com as principais entidades nacionais e internacionais de promoção à ciência, assim como está atrelada a algumas redes sociais.