Redes de Proteção para Janelas: O que saber antes de comprar?

Redes de proteção para janelas – Veja tudo o que você deve saber antes de comprar e instalar…

Quem tem uma criança em casa ou até mesmo gatos e cachorros sabem o perigo que as janelas e sacadas podem representar para eles. Quando moramos em prédios o perigo é ainda maior e o uso de redes de proteção se torna necessária.

Mas ao contrário do que muita gente pensa as redes de proteção não são todas iguais e é preciso que você tome uma série de cuidados antes de realizar a compra e instalação de uma rede de proteção para sua casa, apartamento ou até mesmo empresa.

O primeiro passo é verificar as especificações da ABNT NBR para o tipo de rede necessária para a sua necessidade. Isso porque o mercado conta com redes de proteção para campos de futebol, áreas de recreação e clubes, mas os itens necessários para proteção de apartamentos necessitam de um olhar mais atento dos consumidores.

Redes de Proteção para Janelas

redes de proteção para janelas o que saber antes de comprar e instalar

Redes de Proteção para Janelas

De olho nas especificações

A primeira coisa que você deve levar em consideração é a marca das redes e sua credibilidade junto ao mercado. Uma dica importante é verificar se nos fios da rede estão impressos sua marca. Essa é uma certificação ISO que garante que o produto foi testado e está de acordo com os padrões da Organização Internacional para Padronização.

   
 

O ideal é que entre os nós, estas telas tenham uma especificação de 5 centímetros. É esse espaço que certifica que essa rede de proteção é resistente aos impactos, como seu filho ser lançado contra ela ou o gato tentar pular a janela. São esses nomes também que garantem que a rede aguente o impacto necessário para não se romperem e facilitarem uma queda. Hoje já existem no mercado redes que aguentam por metro quadrado nada menos que 750 quilos.

Esse ponto é importante para as mamães que sabem da capacidade de seus filhos de se pendurarem em qualquer ambiente.

O ideal é que as telas tenham, no mínimo uma garantia de 5 anos, mas é possível encontrar boas marcas que garantem até 10 anos de sucesso. Verificar a qualificação dessas empresas é primordial para sua segurança. Verifique no site do INMETRO se algum produto dessa empresa está fora das especificações e procure também em fóruns e sites especializados em reclamações se a marca da rede possui algum chamado.

Cuidados na hora de instalar

Outro item que você deve ter atenção antes mesmo de comprar as redes de proteção é como a empresa realiza a instalação. Para isso, peça para ver um produto instalado, normalmente às empresas contam com um portfólio ou protótipo em tamanho reduzido.

O ideal é que o espaçamento entre os ganchos que prenderão a rede não ultrapasse os 15 centímetros. Além disso, a abertura dos ganchos deve sempre estar para o lado interno em que a rede será presa e ter uma espessura de 40 mm e uma bucha do tamanho do vão em que será colocada. Isso porque se o gancho estiver para fora, na hora em que alguém empurrar ou se pendurar, ele pode soltar e causar um acidente.

Agora que você já sabe os itens que deve ter atenção, basta pesquisar e fazer a aquisição deste item tão importante para você e sua família.