Quero comprar um apartamento, o que fazer?

Saiba o que fazer antes de comprar um apartamento na planta ou usado, seja para morar ou como uma forma de investimento…

O brasileiro está buscando ter o seu imóvel próprio cada vez mais cedo. Com melhores qualificações profissionais e, consequentemente, melhores cargos e salários, a possibilidade de realizar o sonho da casa própria fica cada vez mais próxima.

Além disso, com exceção do período recente de crise, a oportunidade nos financiamentos imobiliários geralmente é bastante interessante, com juros baixos, prazos longos e financiamento quase integral. No entanto, vale a pena seguir algumas dicas antes de comprar um apartamento na planta ou mesmo usado:

quero comprar um apartamento o que fazer

Dicas para comprar um apartamento

Quero comprar um apartamento, e agora?

Antes de comprar o seu apartamento, é preciso ficar atento a algumas dicas e recomendações importantes, para não ter dores de cabeça mais tarde.

Vamos conferir algumas dessas dicas:

1. Confira os limites do financiamento

O primeiro passo na busca por um imóvel próprio, é saber quanto você consegue obter no financiamento.

Isso, somado ao valor que você possui para a entrada, já te dá uma base para tomar o próximo passo, que é saber quanto você pode gastar.

2. Defina bem quanto você quer gastar

A segunda etapa, na compra do seu apartamento, é definir um orçamento máximo de quanto você quer/pode gastar na compra do seu imóvel.

Com isso, você já fica sabendo quanto irá dar de entrada, quanto irá financiar e se a parcela do financiamento irá caber no seu orçamento.

3. Utilize o poder da internet

Saiba utilizar a internet para pesquisar o melhor imóvel para você, e para saber qual o preço médio de mercado na região.

Além disso, procure pesquisar sobre o bairro em que o imóvel está localizado, para saber de eventuais planos de desenvolvimento que podem alterar o seu valor com o tempo.

4. Visitando os imóveis

Quando visitar os imóveis selecionados, procure conversar com os vizinhos e corretores especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre o imóvel.

Somado à isso, procure verificar a posição solar do apartamento e se é bem arejado.

5. Comprando um apartamento usado

Se você for comprar um apartamento usado, além de todas essas dicas você também deve observar a fachada do prédio, para ver se não há sinais de rachaduras, bem como os itens como pintura, pisos, rede elétrica e hidráulica, pragas etc.

6. Comprando um apartamento na planta

Caso você queira comprar um apartamento na planta, então verifique junto ao Cartório de Registro de Imóveis se há o registro do empreendimento.

Veja também, na Prefeitura, se a planta do imóvel foi aprovada e cheque com atenção todos os termos do contrato, bem como o índice de reajuste das parcelas e o prazo de entrega.

7. Comprar apartamento como investimento

Por fim, se você deseja comprar um apartamento como forma de investimento, além de observar todas as dicas anteriores, você deve saber o momento certo de comprar e vender (no caso de investir para vender), ou qual será o retorno que terá com o aluguel do mesmo (no caso de investir para alugar).

Além disso, tenha sempre em mente que ao comprar um imóvel como investimento, você deve deixar os gostos pessoais de lado, porque o que realmente interessa, nesse caso, é o gosto de quem vai comprar ou alugar o imóvel.

Ainda tem alguma dúvida sobre comprar um apartamento na planta ou usado? Então deixe nos comentários abaixo…

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.