Qual a Diferença entre SPC e SERASA?

Veja qual a diferença entre SPC e SERASA…

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian são prestadoras de serviços que tem como finalidade registrar os dados por meio do seu banco de dados. Diante disso, as empresas tem o cadastro com o nome completo e o CPF do indivíduo e das suas dívidas vencidas.

Este banco é abastecido com credenciadas que são disponibilizadas para os comerciantes que contratarem os seus serviços. Através da contratação é possível ter todas as informações registradas em um banco de dados, na qual são repassadas ao empresário contratante e serve como critério para concessão de crédito para o indivíduo.

qual a diferenca entre spc e serasa experian

SPC x SERASA

Diferenças entre empresas

Muitas pessoas se confundem e acabam achando que essas empresas são uma só, mas na verdade não existe uma empresa apenas com o nome spc serasa.

No geral o que diferencia todas as empresas é a origem da negativação, para entender cada uma veja abaixo.

   
 

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa privada, que foi fundada em julho de 1955 e pertence à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CDL. O seu banco de dados pode ser acessado por lojas da CDL e pelas Associações Comerciais dos municípios brasileiros.

Sendo assim, o SPC é financiado pelas associações comerciais (Câmaras de Dirigentes Lojistas) e seu banco de dados é alimentado pelas empresas credenciadas, assim como associações comerciais de cada Estado.

Serasa Experian

O Grupo Experian é sediado na Irlanda, que trabalha com bancos de dados e gestão de informações, atuando em 44 países. No ano de 2007, a Experian comprou a Serasa (empresa brasileira do setor).

A Serasa foi criada em 1968 pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, e sua função é apoiar o setor financeiro na concessão de crédito. Atualmente, a Serasa trabalha em torno de 2,5 milhões de operações financeiras por dia, enquanto o Banco do Brasil realiza em torno de 40 milhões de consultas.

Nessas consultas, as informações são feitas em um banco de dados da Serasa Experian na qual vai verificar a adimplência ou inadimplência dentro do setor financeiro. Diante disso, os cheques que não serviram e foram devolvidos podem gerar uma negativação na Serasa.

Além disso, dívidas com relação ao cartão de crédito ou taxa de juros do cheque especial, se estiverem negativos, vão para o Serasa. Desta forma, a Serasa Experian é uma sociedade anônima criada a partir de uma parceria entre associações bancárias.