Pronatec: O que é e como funciona?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2011.

Seu objetivo é oferecer qualificação e aprimoramento profissional e tecnológico aos jovens, trabalhadores e beneficiários de outros programas de renda, contribuindo, assim, para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, para a melhoria do ensino médio e, consequentemente, do mercado de trabalho.

pronatec unip senai inscricao site como funciona

Pronatec

Pronatec – O que é e como funciona

A ideia do Pronatec é expandir a rede de ensino técnico-profissional e científico-tecnológico para os mais diversos locais do Brasil, chegando a várias cidades do interior que não eram contempladas por escolas deste tipo.

Além dos cursos gratuitos presenciais, ministrados em órgãos como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR, o programa prevê um repasse de verbas para contratação de instituições privadas e cursos online ministrados pela Rede E-Tec.

Todo o projeto visa à melhoria da qualificação do trabalhador brasileiro para que ele seja competitivo na hora de disputar um emprego em indústrias e empresas.

Modalidades e tipos de cursos do Pronatec

O Pronatec é aberto para jovens e trabalhadores, e possui três modalidades de cursos disponíveis, que se encaixam com os diferentes públicos ao qual é direcionado. Existe um mecanismo chamado Bolsa-Formação.

A ideia é, por meio dele, oferecer as vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica, divididas em duas diferentes modalidades.

Bolsa-Formação Trabalhador

Modalidade que oferta vagas para formação e qualificação profissional de beneficiários do seguro-desemprego e de outros programas do Governo Federal. Os cursos, geralmente, têm uma curta duração, cerca de 160 horas-aula.

Bolsa-Formação Estudante

Se divide em duas possibilidades. Em uma delas é voltada à qualificação profissional dos alunos ainda matriculados no Ensino Médio, sendo realizados de forma concomitante aos estudos.

A outra consiste em ofertar vagas de cursos técnicos ou tecnológicos para alunos recém-saídos do Ensino Médio, dando sequência à qualificação profissional da pessoa. Esses cursos costumam ter uma duração um pouco maior, com mais ou menos 800 horas-aula.

A carga horária pode variar de 800, 1000 a 1200 horas. Mais de 8 milhões de pessoas já se matricularam no Pronatec, sendo que as áreas de tecnologia da informação, saúde e indústria foram as mais procuradas.

A previsão de vagas ofertadas para o ano de 2015 foi de 1,3 milhão. As informações sobre os cursos disponibilizados e as vagas remanescentes do programa em sua cidade ou região podem ser acessadas no site pronatec.mec.gov.br.

Inscrições para o Pronatec

O Pronatec não costumava ter um sistema unificado para a inscrição dos alunos nos cursos gratuitos.

As vagas costumavam ser abertas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, nas escolas técnicas estaduais, nas instituições da Rede S (SENAC, SENAR, SENAT, E SENAI), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de sua cidade.

Os alunos tinham que ficar atentos e se inscrever na própria instituição quando chegasse a hora. A partir de 2013, o Pronatec adotou um Sistema de Inscrição Unificada, parecido com o já utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O SISUTEC passou a selecionar os alunos do programa por meio da nota obtida na prova do ENEM.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.