Programas de Ensino Superior do Governo Federal

Veja quais são os principais programas de ensino superior do Governo Federal…

O Brasil possui alguns programas voltados para o ensino superior que dão a oportunidade para que centenas de pessoas possam cursar universidades tanto públicas quanto privadas. Veja a seguir os programas desenvolvidos para o ensino superior do Governo Federal:

Programas de Ensino Superior do Governo Federal

programas de ensino superior do governo federal enem prouni sisu fies ciencia sem fronteiras

Programas de Ensino Superior

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova feita pelo Ministério da Educação para analisar a capacidade de domínio de competências e habilidade de estudantes do ensino médio.

Composto de quatro provas divididas em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Todas as provas são de múltipla escolha com 45 questões cada, além da redação.

Mais informações sobre como fazer a inscrição para o Enem podem ser encontradas no site oficial.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC). O Prouni é um programa que dá bolsas de estudo para estudantes de baixa renda.

Essas bolsas são de instituições particulares de ensino superior. Para ter direito a bolsa é preciso que a renda familiar per capita da pessoa seja de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou renda per capita de no máximo três salários mínimos.

Concorre a bolsa os estudantes que prestaram o último Exame Nacional do Ensino Médio, alcançando a média de no mínimo 400 pontos nas quatro provas. Acesse o site do Prouni aqui.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta instituída pelo MEC para escolher alunos para ingressarem em instituições públicas de ensino superior. Os alunos são selecionados pelo resultado que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu acaba por funcionar como um grande vestibular com centenas de vagas para várias universidades espalhadas pelo país. As universidades são responsáveis por informar quantas vagas estão disponíveis.

Pela página na internet do Sisu o estudante pode efetuar a sua inscrição e concorre a uma vaga. É necessário que o estudante tenha feito o último Enem.

Ciência sem Fronteiras

Como uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa Ciência sem Fronteiras fornece bolsas de intercâmbio a estudantes de graduação e pôs graduação que tiveram um desempenho acadêmico de destaque.

O objetivo do Ciência sem Fronteiras é incentivar a internacionalização da ciência brasileira, além de investir nos talentos do país.

Para bolsas de graduação, o candidato precisa ser matriculado em alguma área de curso superior que seja prioritária do programa como tecnológica, ciências exatas, biológicas, engenharias, entre outras. O estudante também deve ter cursado no mínimo 20% do currículo previsto no curso e se pactuar a permanecer no Brasil o dobro de tempo que ficar no exterior. Acesse o site aqui.

Fies

Fies é um fundo de financiamento estudantil criado pelo Ministério da Educação que dá um financiamento para a graduação de estudantes de ensino superior em universidades particulares.

O programa funciona basicamente como um empréstimo para que o estudante possa pagar as mensalidades, a diferença é que através do Fies o estudante só paga a conta depois da formatura.

Para que o estudante possa pedir o financiamento o valor da mensalidade deve ser mais de 20% da renda familiar per capita. Além disso, o aluno deve estar matriculado em cursos presenciais que possuem uma boa avaliação no MEC. É obrigatório que o aluno tenha feito o Enem. Veja mais informações no site do Fies.

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.