Programa SENAC de Gratuidade: Como Funciona?

Saiba como Funciona o Programa Senac de Gratuidade, quem pode participar e como conseguir uma vaga em dos cursos profissionalizantes e de qualificação.

A busca por qualificação vem aumentando nos últimos anos, porém nem todos têm a chance de pagar por cursos de aperfeiçoamento ou até mesmo por uma faculdade. Pensando em contribuir para o aumento de mão de obra qualificada, o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC) oferece vários cursos gratuitos.

O SENAC, que foi fundado em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está presente em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, isso é possível devido a parceira que o SENAC têm junto ao Serviço Social de Comércio (Sesc) e por fazer parte da Federação do Comércio de bens, Serviços e Turismo (Fecomercio).

Atualmente, o SENAC pode ser considerado uma das maiores e melhores escolas de ensino profissionalizante do Brasil, por isso para quem procurar por cursos de alta qualificação e gratuitos o SENAC é a melhor opção.

programa senac gratuidade

Como funciona o Programa Senac Gratuidade

O que é o Programa Senac de Gratuidade?

O Programa Senac de Gratuidade, ou PSG, desde 2009 oferece diversos cursos presenciais, para pessoas que procuram por aperfeiçoamento, mas não têm como bancar mensalidades em instituições privadas.

O público alvo do Programa Senac de Gratuidade são pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, per capita, e que buscam por qualificação profissional, primeiro emprego com carteira assinada ou por uma recolocação profissional.

Os cursos do PSG são voltados a alunos que estejam cursando a educação básica (ensino fundamental ou ensino médio), e/ou trabalhadores empregados ou desempregados. Caso o candidato se encaixe nos dois requisitos ele tem preferência pela vaga.

Pensando em proporcionar a melhor educação aos alunos do Programa Senac de Gratuidade os alunos, além de terem aulas com professores super qualificados, participam de palestras, visitas técnicas em empresas, campanhas e muitas outras atividades extracurriculares que complementam o conteúdo da sala de aula. Os alunos do PSG recebem todo o material didático utilizado no curso de graça.

Como Funciona o Programa Senac de Gratuidade?

Os interessados em participar do Programa Senac de Gratuidade devem comparecer ao uma unidade do Senac e preencher a ficha de inscrição do programa e a declaração de renda. Em alguns casos a ficha de inscrição pode ser preenchida pela internet para isso é necessário consultar o site http://www.senac.br/ e saber em quais estados é possível se inscrever pela internet.

Após o preenchimento da ficha de inscrição é feita uma seleção de alunos que poderão participar do Programa Senac de Gratuidade. A seleção segue a seguinte ordem:

1 – ordem de inscrição;

2 – a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato;

3 – a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.

Alguns estados aplicam provas e analisam históricos escolares como forma de seleção.

Mercado de Trabalho

O Senac além de oferecer cursos gratuitos também auxilia na inserção do aluno no mercado de trabalho, por isso mantêm um Banco de Oportunidades. O banco de oportunidades do Senac disponibiliza à empresas informações sobre os alunos, como currículo, notas e se ele se encaixa no perfil da vaga disponível.

Conclusão

Bom pessoal, o senac ps. é só um dos vários programas educacionais presentes em nosso país, esse ano por exemplo temos em alta o programa Pronatec 2015 que é bem bacana e pode ajudar muita gente a realizar o sonho de se qualificar.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.