Prêmio Jovem Cientista: O que é? Como participar?

Prêmio Jovem Cientista – Saiba o que é e como participar…

Considerado o principal prêmio científico no Brasil, o Prêmio Jovem Cientista é um evento que tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento científico através de pesquisas e projetos. Criado em 1981 pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – o projeto visa estimular a pesquisa científica no país.

Logo que o projeto foi criado, a Fundação Roberto Marinho quis participar como o primeiro parceiro do prêmio. Atualmente, o projeto conta com diversos colaboradores como a empresa Gerdau, a Fundação Grupo Boticário, o Banco do Brasil e muitos outros.

Prêmio Jovem Cientista O que é Como participar

Prêmio Jovem Cientista

Prêmio Jovem Cientista: O que é? Como participar?

Desde a sua criação, o projeto Prêmio Jovem Cientista já conquistou mais de 17 mil projetos científicos inscritos. Esse número representa atualmente um total de 167 bolsas de estudos concedidas para jovens estudantes e pesquisadores que conquistaram o prêmio do concurso. Todos os anos o programa é responsável por mobilizar até 25 mil escolas que atuam com o ensino médio em todo o país. Além disso, outras três mil instituições voltadas para pesquisas científicas se unem todos os anos para participar do concurso.

No programa, os jovens cientistas são estimulados a desenvolverem diversas pesquisas nos mais variados setores. Em 2011, por exemplo, o tema “cidades sustentáveis” conseguiu bater recorde de trabalhos inscritos, alcançando um total de 2.321 trabalhos inscritos pelos jovens cientistas.

   
 

Categorias e premiações

Dentro do concurso há algumas categorias para classificar os inscritos, sendo elas: ensino médio, ensino superior, graduado e estudantes com menção honrosa. Em relação aos prêmios, os jovens cientistas concorrem a diversas bolsas de estudo concedidas diretamente pelo CNPq, computadores e prêmios em dinheiro. Além dos estudantes, as instituições que participam do concurso também concorrem a prêmios especiais.

No final do concurso, o Prêmio Jovem Cientista é entregue ao vencedor do programa diretamente pelas mãos do presidente da República, que neste ano acontecerá no Palácio do Planalto com a participação do atual presidente Michel Temer.

Como participar do Prêmio Jovem Cientista?

Neste ano, as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista vão até o dia 31 de julho, sendo que o tema para a edição 2018 é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

Para se inscrever é muito simples e rápido. Você terá que acessar o site oficial do programa (www.jovemcientista.cnpq.br) e escolher a categoria da sua inscrição. Na primeira página do site você encontrará as seguintes opções: Mestre e Doutor; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio. Escolha a opção que corresponde ao seu grau de escolaridade atual.

Ao escolher uma das opções você será redirecionado a uma página com um formulário específico para a categoria escolhida por você. Nesta parte do processo você deverá preencher todas as informações necessárias e concluir a sua inscrição.

Guia do Jovem Cientista – CNPq

Para auxiliar nessa jornada, o CNPq elaborou um guia de estudo chamado de Guia do Jovem Cientista, onde os inscritos poderão aprender pontos importantes para desenvolver em suas pesquisas científicas. O guia é dividido em seis webaulas, onde cada uma das webaulas contém um tema específico para aperfeiçoar os conhecimentos dos inscritos.

Também é importante lembrar que para o candidato ganhar o prêmio é preciso seguir uma série de regras específicas para o desenvolvimento da pesquisa. Todas essas regras podem ser conferidas diretamente no site através da aba “Regulamentação”.