Plataformas Elevatórias tipo Tesoura x Articulada: Qual a Diferença?

Veja qual a diferença entre as plataformas elevatórias tipo Tesoura x Articuladas…

As plataformas elevatórias tanto articuladas quanto de tesoura são de extrema utilidade em obras e em reformas, seja em simples procedimentos como troca de lâmpadas ou pequenos reparos até a grandes projetos monumentais em que há alto investimento de capital e tempo.

De toda forma, elas apresentam cada uma suas vantagens e desvantagens ficando assim a par do contratante ou comprador de um desses itens a responsabilidade na hora de fazer negócio.

Plataformas elevatórias tipo Tesoura x Articulada: Qual a diferença?

Plataformas elevatórias tipo Tesoura x Articulada: Qual a diferença?

Plataformas elevatórias tipo Tesoura x Articulada: Qual a diferença?

A plataforma de tesoura é mais indicada em consertos e obras que necessitem menores alcances e alturas (em média 15 metros de altura), de toda forma também necessite de pouco espaço para locomoção.

Uma grande vantagem de seu uso é o fato dela conseguir trabalhar com cargas elevadas (que variam de 400 a 450 Kg) em um espaço determinado, e seu outro ponto forte é o fato dela ser útil tanto em ambientes internos quanto externos, como por exemplo: canteiros de obras, estacionamento, parques de diversão, hotéis, shopping centers, construção civil entre outros. Junto a isso ela possui uma cabine espaçosa diminuindo as chances de ocorrer acidentes pessoais e com transeuntes.

   
 

Vantagens da Plataforma de Tesoura

Ao decidir pelo uso de uma plataforma de tesoura, o positivo quanto a sua utilização é o fato do investimento ser menor quando comparada à plataforma articulada, e consequentemente para o usuário esporádico o aluguel desse item é muito bem aplicado ao invés da compra.

Outras vantagens ao alugar esse aparelho, é o fato dele não haver a necessidade de maiores gastos com a manutenção, já que esses maquinários precisam estar continuamente sendo analisados para diminuir ao máximo as chances de acidentes, redução contundente na mão de obra e os gastos com armazenamento e logística dessa aparelhagem tornam a locação desse item como bem-vindo.

Vantagens da Plataforma Articulada

Enquanto isso, a plataforma articulada vai na contramão à plataforma de tesoura, já que ela apresenta características como trabalho em lugares mais elevados (em média 43 metros) e de difícil acesso, sendo restrita a ambientes externos, já que demanda espaço durante sua locomoção.

A plataforma articulada possui lanças que permitem um grande alcance pelos lados, sobrepõe obstáculos, alguns equipamentos que estejam instalados como aparelhos de ar condicionado e condensadores, e até mesmo obstáculos que interfiram a mobilidade.

As plataformas articuladas podem ser elétricas ou a base de combustível diesel, ficando o cliente na decisão da escolha de uma ou outra. É muito importante verificar a fidedignidade das empresas que prestam o serviço de locação ou de compra desses materiais, pois esses aparelhos são de extrema de responsabilidade para a segurança dos funcionários e do público que transita meio as áreas de acesso a uma obra ou reforma.

Conclusão

Portanto, ao se definir pela escolha de plataformas elevatórias em tesoura ou articulada o importante fazer um planejamento que compreenda informações que tornem acessíveis a elaboração do projeto, já que a plataforma em tesoura fica restrita ao uso de alturas mais baixas e requerem pequenos procedimentos, enquanto que a aquisição de uma plataforma articulada ficará responsável por reformas e em que há a necessidade de longo alcance e alturas mais elevadas.