Pisos Elevados: Vantagens e Desvantagens

Veja quais são as vantagens e desvantagens dos pisos elevados…

Afinal de contas, você sabe o que é um piso elevado? Recebe esse nome de piso elevado um modelo de piso onde em alguns lugares possui uma elevação mínima, de alguns centímetros, onde será possível você proporcionar a passagem de cabeamento de fios de telefone ou internet, por exemplo.

pisos elevados vantagens e desvantagens

Piso Elevado / Imagem: Wikimedia Commons

Pisos Elevados: Vantagens e Desvantagens

Os pisos elevados são uma ótima saída para os locais corporativos, evitando fios desajeitados a mostra.

Outro ponto positivo para o mesmo é o fator dele se adaptar a qualquer acabamento de piso que já existe no mercado, como assoalho, laminado melamínico e carpetes.

Tipos de Pisos Elevados

– Ardósia: são placas feitas de pedra ardósia, proporcionando um excelente acabamento final. A desvantagem desse tipo de piso é o peso do mesmo e algumas irregularidades que ele poderá apresentar no acabamento, proporcionando imperfeição aonde as placas irão se juntar.

– Concreto Celular Moldado: trata-se de uma massa bem leve que serão compostas em formas de PVC, onde você terá um espaço aproveitável amplamente melhorado para se adaptar a sua infraestrutura local.

Apresenta um resultado final satisfatório e bonito! A desvantagem dessa escolha é a pouca altura que você irá conseguir aproveitar, bem como o reaproveitamento zero.

– Plástico Especial: são feitos com materiais auto extinguível ou antichamas, sendo que diferentemente dos outros, esse é colocado de forma direta sobre a laje de concreto do seu espaço. Tais modelos são perfeitos e econômicos, não estando disponível para desgaste devido à corrosão.

A desvantagem desse modelo é que jamais deverá ser aplicado sobre lajes desniveladas e não possuem a opção de regulagem como os demais.

– Placas feitas de metal: a medida se aproxima de 0,60 X 0,60 m, possuindo para tanto um reforço estrutural, onde ficarão apoiadas em pedestais para serem reguladas. É a melhor opção para quem deseja aproveitar melhor o espaçamento interno.

São fáceis de abrir em qualquer momento, diferente das pedras, por serem leves e de fácil manuseio. A desvantagem é a fácil corrosão devida à oxidação natural do tempo

Precauções para utilizar o Piso Elevado

Como dissemos, hoje em dia vem se utilizando muito os pisos elevados para aproveitar o espaço que ele proporciona e insuflar ar refrigerado, por exemplo, melhorando o desempenho térmico local, otimizando os custos com o material e dutos.

Mas é preciso ficar atento nessas opções: a condensação de água poderá ocasionar vazamento em locais indesejados bem como o vazamento de ar refrigerado. É necessário prestar atenção, instalando monitores e sensores de calor e equipamentos que lhe auxiliem de forma rápida a ação.

Tem alguma outra dúvida ou dica sobre pisos elevados? Então deixe nos comentários ao final do artigo…

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.