Pensionato: O que é? Como Funciona?

Saiba o que é um pensionato e como ele funciona…

Para as pessoas que decidem morar sozinhas devido a vários motivos, como estudar, independência, trabalho longe da casa dos pais, somente para sair da casa dos pais, dentre outros motivos, no início isso pode representar uma grande dificuldade para muitos.

Caso você esteja em uma situação de ir morar sozinho, porém não tem móveis, nem condições de alugar uma casa sozinho, saiba que uma das opções mais viáveis a curto prazo é ir em busca de um pensionato. Mas o que é um pensionato?

Pensionato: O que é? Como funciona?

Pensionato: O que é? Como funciona?

Pensionatos são casas onde moram várias pessoas juntas que dividem as dependências de uma mesma casa. Geralmente são chamadas por vários nomes, como pensão, república, irmandade, dentre outros possíveis nomes.

Em um pensionato, as pessoas que dividem a moradia acabam recebendo um pacote de serviços já incluso, como água, luz e internet, podendo usufruir de móveis e objetos desta casa. Os pensionatos na grande maioria das vezes costumam ser uma grande casa que os donos resolveram oferecer como moradia para seus locatários.

Em muitos casos os donos das residências moram junto com os inquilinos do pensionato, em outros casos quem toma conta é uma pessoa elegida responsável pelas regras, deveres e direitos dos moradores. Existem pensionatos só para garotas, outros só para garotos e pensionatos mistos. Quando trata-se de estudantes, os pensionatos são mais conhecidos como repúblicas, oferecendo moradia somente para um dos gêneros em mais de 90% dos casos.

   
 

Como funciona um pensionato?

Uma pensão funciona basicamente de regras estipuladas pelo dono da casa ou por um responsável pela ordem e respeito da casa. São regras que implicam sobre a conduta de cada morador, que deve priorizar o respeito aos moradores, ao senhorio e ao patrimônio. Os moradores de um pensionato terão que ser um pouco sociável, mesmo que isso seja uma grande dificuldade para muitos, pois muitas das regras incluí um bom convívio com as outras pessoas no local.

Lavar louças, fazer comida, arrumar a casa, lavar as roupas, usar o banheiro, dormir, ouvir música alta (o suficiente para incomodar os outros moradores), assistir TV, convidar pessoas, trazer namorado (a), dentre muitas outras regras, irão ser determinadas pelo dono da casa ou responsável. Essas regras que permitem o funcionamento de um pensionato variam de lugar para lugar.

Em algumas casas, a dona ou cozinheira prepara as refeições, em algumas repúblicas são os estudantes que cozinham, fazendo um rodízio entre os que sabem cozinhar. Cada um deve fazer alguma coisa para ajudar.

Quanto custa um pensionato?

Os preços cobrados em pensionatos tendem a variar conforme a região, se é para estudantes ou não, se é uma estadia a curto, médio e longo prazo. Caso você é do tipo que gosta de mais privacidade, alguns pensionatos oferecem quartos com banheiros individuais sendo muito semelhantes a um hotel, mas são mais baratos. Geralmente, irão existir colegas de quarto, então, esteja ciente de que a privacidade fica mais vulnerável.

Caso você esteja pretendendo morar sozinho por necessidade ou por opção, procure pesquisar as opções de pensionatos perto de onde você tenha necessidade ou desejo de morar. Busque saber quais são os tipos de regras, os deveres e direitos da casa. Saiba que dessa experiência você poderá tirar vários aprendizados para sua vida.