Otimização de sites para o Google: Como Funciona?

Saiba como fazer a otimização de sites para o Google…

A cada dia a procura por conteúdo online tem sido maior, o que faz com que muitos comecem a trabalhar na área, montando sites. E acontece que muitas vezes podem acabar não vendo retorno de acessos e consumo do conteúdo.

Isso pode acontecer pela falta de otimização de sites para o Google. Veja a seguir um dos métodos mais utilizados.

Otimização de sites para o Google

 

Otimização de sites para o Google: Como Funciona?

 

SEO – Search Engine Optimization

SEO ou Search Engine Optimization é uma técnica muito utilizada no marketing digital para aumentar acessos de um site por meio de um conjunto de táticas e estratégias, como a utilização de palavras-chave e algumas configurações de texto.

Essas técnicas irão ajudar com que o seu site consiga um melhor posicionamento nos resultados orgânicos em mecanismos de busca como o Bing e o Google, ou seja, o SEO é a melhor maneira de otimizar seu site sem a utilização de links patrocinados.

Isso acontece por conta do algoritmo do Google, todos os processos são calculados automaticamente, reconhecendo os sites que são mais relevantes e melhor otimizados. Além da escrita, o mecanismo também consegue identificar fatores como tempo médio de permanência no site. Sendo assim, é como se o Google privilegiasse aqueles que fizeram um bom trabalho de SEO.

Existem algumas táticas a serem usadas para que seu site tenha um melhor desempenho, veja a seguir.

Utilização de palavras-chave

O ideal é que seja feita uma pesquisa de acordo com seu site para identificar as palavras-chave mais relevantes. Elas devem ser utilizadas com uma frequência específica: 1 vez na introdução, 1 na conclusão e, se possível, em um intertítulo.

   
 

Utilizar as palavras-chave corretamente irá trazer um melhor ranqueamento para o seu site, pois assim será mais fácil que outras pessoas que estejam procurando sobre o assunto que você está escrevendo encontrem seu site.

Além de utilizar a palavra-chave durante o texto, é importante também estar colocando ela na URL da página do post e na alt tag nas imagens, caso haja.

 

Otimização de sites para o Google: Como Funciona?

Escaneabilidade do texto

É muito importante para facilitar a leitura do post e aumentar o tempo de permanência no site. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados como:

  • – Escrever o post com frases curtas e parágrafos de até 5 linhas;
  • – Usar bullet points ou listas numeradas sempre que possível;
  • – Utilizar palavras em negrito para destacar a mensagem principal;
  • – Utilizar palavras em itálico quando for de origem estrangeira;
  • – Dividir o conteúdo em intertítulos e subtítulos;
  • – Adicionar mídias como vídeos e imagens para complementar as informações;
  • – Formatar o texto alinhado à esquerda para facilitar a leitura;
  • – Utilizar link internos para aumentar o tempo de permanência no site.

Isso tudo é só o básico, pois existem ainda outras maneiras de aumentar cada vez mais os acessos, você pode utilizar postagens em redes sociais, colocar uma CTA (call to action) no final de cada post, estabelecer um público alvo e outras técnicas.

Com a estratégia certa, foco e objetivo é possível fazer uma boa otimização de sites para o Google, de forma que o seu site seja visto por mais pessoas e possa trazer lucros.